As provas desse exame serão aplicadas em 6 e 7 de novembro e as da segunda etapa do vestibular da Universidade ocorrem de 23 a 29 de janeiro de 2011, em Belo Horizonte e Montes Claros.
A UFMG oferece 6.610 vagas, em 75 cursos. A segunda etapa traz novidades. Serão aplicadas duas provas de matemática que, segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha, terão nível de complexidade diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (oferecido em Belo Horizonte) e Administração (de Montes Claros).
A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.
A leitura dos livros indicados para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. A pró-reitora lembra que não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.
Educação a distância
Os candidatos aos cursos de educação a distância deverão se inscrever no Vestibular UFMG 2011 no período de 11 a 25 de outubro e a taxa é de R$ 10. Esses candidatos também deverão ter o número de inscrição no Enem 2010, que valerá como etapa única de seleção.
Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em 11 cidades polos – Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni. Essa modalidade é realizada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Cada polo oferecerá um ou dois cursos diferentes, não necessariamente todo o conjunto deles”, explica a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha. Ela observa que o edital define que 50% das vagas ofertadas para licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química serão destinadas a professores em exercício na rede pública.
Ainda segundo o edital, “o certificado de conclusão de um curso de EAD oferecido pela UFMG é válido em todo o território nacional e os alunos dessa modalidade são estudantes regularmente matriculados nessa universidade e, por isso, gozam dos mesmos direitos e deveres atribuídos aos alunos dos seus cursos presenciais”.
Educação do campo e indígena
Na modalidade licenciatura em Educação do Campo, a seleção será feita exclusivamente por meio do Enem e os candidatos devem se inscrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro, pelo site www.ufmg.br/copeve. A taxa de inscrição é de R$ 15.
O curso de licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do ensino fundamental e médio, na área de Ciências Sociais e Humanidades, em escolas que atendem as populações do campo. O candidato deve comprovar, através de documentação descrita no item II.9 do edital, vínculo com o espaço sócio-territorial do campo.
As inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas também deverão ser feitas no período de 27 de setembro a 8 de outubro. Os candidatos não precisam fazer as provas do Enem e devem atentar para a documentação específica, no item II.9 do edital. As provas específicas abertas serão realizadas no dia 21 de novembro de 2010, às 14 horas.
Isentos
Desde o dia 12 de agosto, os candidatos ao vestibular da UFMG que se inscreveram para obter isenção da taxa de inscrição podem conferir o resultado de seu pedido no site www.ufmg.br/copeve. Este ano 30.235 candidatos se cadastraram para obter o benefício, mas apenas 12.804 enviaram a documentação comprobatória, sendo que destes, 10.778 foram contemplados com a isenção integral.
A consulta ao resultado é individual e pode ser feita pelo site www.ufmg.br/copeve onde o candidato encontrará também orientações sobre como se inscrever no vestibular.
Mais informações pelos telefones (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
(Assessoria de Imprensa da UFMG)