A primeira atração do seminário, que prossegue na terça-feira, foi um show de percussão das crianças especiais da APAE de Valinhos. Antes, na cerimônia de abertura, os organizadores exibiram um vídeo produzido pela RTV Unicamp, em que Jorge Tapia faz comentários sobre Paulo Freire. “Para a Unicamp é extremamente relevante e honroso ter tido Paulo Freire como professor da Faculdade de Educação, ainda que por curto período. Mas a intensidade da sua contribuição intelectual não se mede pelo número dias, e sim pela importância dele como mobilizador de ideias e de pessoas. Parte da contribuição da pedagogia de Paulo Freire tem a ver com a construção do indivíduo autônomo como pré-condição para que a ação coletiva se faça eficaz”.
Segundo Genezio Lima de Mesquita, a organização procurou atender à solicitação de pesquisadores latino-americanos para participar do seminário. “Recentemente estive em Cuba, onde se trabalha muito com a metodologia freireana, e ouvi sobre a dificuldade que eles têm de se relacionar com os brasileiros e falar das suas experiências. Apesar das dificuldades, conseguimos viabilizar a vinda de representantes não apenas de Cuba, mas também do México, Chile e Venezuela”.
A professora Benedita Nydia González Rodriguez, presidente de honra da Associação dos Pedagogos de Cuba, veio integrar uma mesa-redonda em torno da mulher e, também, para contar como foi a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea) ocorrida em Belém. “Falarei da situação da mulher depois de 50 anos da revolução cubana. Tivemos muitas mudanças favoráveis que deram às mulheres um papel mais protagonista, inclusive nas ciências, onde elas já são 40% ou 50%”.
Benedita Rodriguez afirma, entretanto, que ainda é preciso melhor conscientizar as mulheres cubanas sobre a importância de que assumam funções diretivas dentro da sociedade. Quanto à importância de Paulo Freire para a educação no seu país, ela é veemente. “Ele é uma referência importantíssima, por seus princípios e coerência com o nosso projeto social. Na verdade, Paulo Freire é referência para todo educador de qualquer parte do mundo. É uma pedagogia de participação e de apoderamento do saber, e por isso a utilizamos tanto em Cuba”. Mais informações sobre a programação estão no site http://www.stu.org.br/paulofreire
Comunicação Social
Unicamp