Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Termina nesta sexta-feira, 13, em São Paulo, o curso monográfico “Teoria dos Campos Conceituais”, mais uma ação da Escola de Altos Estudos (EAE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizado como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), o curso foi ministrado pelo renomado professor Gérard Vergnaud.
As aulas, além de fomentarem o intercâmbio acadêmico internacional na área de Ensino de Ciências e Matemática, contribuíram para a formação de professores e pesquisadores qualificados na área de Educação Matemática no país. O objetivo é fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos humanos no desenvolvimento da área cuja pós-graduação encontra-se em fase de consolidação e é considerada área estratégica para o desenvolvimento do país.

Gérard Vergnaud
O professor Gérard Vergnaud é autor da teoria dos Campos Conceituais, um dos precursores da didática da matemática francesa e um dos principais pilares de fundamentação teórica das pesquisas na área de educação matemática em nível internacional.

Considerado por muitos, um dos “pais” da didática da matemática, na perspectiva moderna, Vergnaud desenvolveu importantes estudos relativos à psicologia cognitiva, avançando a pesquisa iniciada por Piaget, seu orientador de tese de doutorado.

Hoje, o professor é diretor de pesquisa de primeira classe do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas na França e ocupa funções de destaque em coordenações e representações de diferentes comitês e órgãos representativos da área de Educação em Matemática.

EAE
Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a Escola de Altos Estudos se desenvolve com recursos da Capes, que destina até R$ 150 mil para cada curso. O montante é empregado em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.

Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso deve também contabilizar créditos. Saiba mais sobre a Escola de Altos Estudos.

(Assessoria de Imprensa da Capes)