“Trata-se de uma forma moderna que utiliza os meios tecnológicos para divulgar informação e conhecimento. O Dicionário é organizado por áreas de conhecimento e há um comitê internacional de scholars em diversas disciplinas que faz as indicações e seleciona os nomes. Feito o convite, o pesquisador envia sua autobiografia para análise e inclusão no Dicionário, que estará permanentemente acessível e crescendo com novas listas e atualizações”.
Maria da Glória Gohn considera uma honra estar ao lado de grandes personagens das ciências sociais contemporânea, como François Dubet (Université de Bordeaux), Immanuel Wallerstein (Columbia University), Goran Therborn (Uppsala University), Sidney Tarrow (Cornell University), Neil Smelser (University of California), Piotr Sztompka (University of Krakow) e tantos outros. “A seleção para o Dessa representa uma dignidade acadêmica. É o reconhecimento internacional de uma trajetória de vida e trabalho”.
A professora também não esconde certo orgulho por ser a única brasileira incluída na lista que está no site http://www.fondation matteidogan.org/, na área de sociologia. “Certamente, isso é apenas por hora, já que se trata de uma lista inicial e o Brasil produz conhecimento de alto nível nas ciências sociais – para ficar somente no meu campo. Sinto-me feliz, também, por poder divulgar, neste fórum amplo e legitimado, uma temática à qual me dedico faz mais de 30 anos, que é o estudo dos movimentos sociais, com suas lutas pela cidadania, justiça e inclusão social, especialmente no Brasil”.
Comunicação Social
Unicamp