Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
lula-da-silva-2São João Del Rei (MG) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 10, da inauguração de dois campi da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) em outros municípios mineiros: o campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, e o campus de Alto Paraopeba, em Ouro Branco. Em funcionamento desde abril de 2008, o campus Centro-Oeste Dona Lindu abriga os cursos de medicina, enfermagem, farmácia e bioquímica, além do mestrado em saúde pública. Atualmente, são 703 alunos de graduação, 26 de mestrado, 105 professores e 41 técnicos-administrativos.
O campus de Divinópolis ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, com três prédios já finalizados, 31 laboratórios, 18 salas de aula, 13 setores administrativos, gabinetes e salas para professores, biblioteca, anfiteatro, área de convivência e estacionamentos.

Alto Paraopeba – Simultaneamente à inauguração em Divinópolis, foram inauguradas as instalações do campus Alto Paraopeba, na cidade de Ouro Branco. Nesse campus, funcionam cinco cursos de graduação voltados à área da engenharia.

O campus atende 1,3 mil alunos, grande parte em cursos noturnos. A previsão é de que, até 2012, sejam 2.500 estudantes, atendidos por 125 docentes. O Campus Alto Paraopeba foi criado com o objetivo de atender às necessidades de formação profissional em um dos mais importantes polos metalúrgicos do país.

Atualmente, o campus funciona com 12 laboratórios de práticas de ensino, dois de pesquisa, 26 salas de aulas com projetores multimídia, 60 gabinetes informatizados e biblioteca com acervo de 2.721 títulos e 4.055 periódicos.

A UFSJ foi fundada em 1987 e transformada em universidade federal em 2002. Além da sede e mais dois campi em São João Del Rei, a instituição possui outros três campi em cidades mineiras: Campus Alto Paraopeba, no município de Ouro Branco; um campus em Sete Lagoas, e o Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis.

Consórcio – Durante a cerimônia de inauguração dos campi da UFSJ, sete reitores de universidades federais assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio de universidades mineiras do sul e sudeste de Minas Gerais. Assinaram o documento, na presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad, os reitores das universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV).

A partir da assinatura, os reitores devem elaborar uma proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) conjunto, que será apresentada ao Ministério da Educação.

As sete universidades têm campi em 17 municípios do sul e sudeste de Minas Gerais e atendem polos de educação a distância em 55 cidades. Elas reúnem 3.500 professores, 4 mil técnicos administrativos, 41 mil alunos de graduação e 5.300 de pós-graduação.

Em 260 cursos presenciais, as instituições oferecem 15,6 mil vagas de ingresso anual, além de 111 cursos de mestrado e 59 de doutorado. As universidades são ainda reconhecidas pela qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação.

Na graduação, todas contam com índice geral de cursos (IGC) entre 4 e 5. Na pós-graduação, 15 programas têm nível 5; cinco têm nível 6 e dois, nível 7, o mais alto.

MEC Assessoria de Comunicação Social