Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Joao-SchwindtO atleta de Brasília e representante do Centro Universitário Unieuro, João Schwindt, 31, está contando os dias para uma das competições mais importantes de sua vida. No final deste mês (entre os dias 17 e 22) participará do Mundial de Ciclismo Paraolímpico, na cidade canadense de Baie-Comeau. É a segunda competição que o atleta participará fora do país. Em 2009, o ciclista participou do Mundial de Ciclismo Paraolímpico na Itália e ficou em oitavo lugar.
Este ano, ele quer mais e isso ele acredita que consegue a partir do apoio do Centro Universitário Unieuro. “Eu estou me preparando para esse mundial há cerca de três meses, com a supervisão do professor do UNIEURO Renato André, que é a pessoa que me passa os treinos e acompanha a minha evolução”, afirma o atleta.

O convite para participar do Mundial veio através de carta da Federação Brasileira de Ciclismo. Além de João Schwindt, mais dois atletas que foram bem colocados no ranking desse ano na categoria LC1 (ciclistas que possuem algum tipo de restrição nos membros superiores sem restrição nos inferiores, por exemplo, pé parcialmente amputado) também participarão do Mundial.

João explica que o ciclismo paraolímpico é dividido em diversas categorias (variando de acordo com o nível de lesão do atleta). A categoria do atleta do UNIEURO, chamada de LC1, é a que o Brasil é mais forte e possui maior chances de medalhas. O atual campeão mundial dessa categoria é o brasileiro, Soelito Gohr, que vai para o Canadá como um dos favoritos.

Apoio

O UNIEURO há mais de dois anos apoia e prepara uma equipe formada por seis ciclistas do Distrito Federal para competições nacionais e internacionais. Além de toda a estrutura oferecida, o UNIEURO, dispõe de um professor de Educação Física que é treinador da equipe, o professor Renato André Silva. Os atletas recebem também atendimentos fisioterápico e nutricional. “Com o patrocínio do UNIEURO os atletas terão mais condições de treinamento e preparo para representar bem o DF”, afirma o professor Renato.

Para o atleta, o apoio da instituição é muito importante para o seu desempenho nas competições. “O patrocínio do UNIEURO me auxilia bastante na parte da academia, que posso utilizar para fazer o trabalho de musculação com o auxílio de um professor de Educação Física da universidade”, elogia João.

Agora é o momento de arrumar as malas, dar os últimos ajustes na bicicleta e continuar com os treinos até o grande dia. Enquanto isso, João Schwindt, ansioso, conta os dias para representar o país mais uma vez. “Representar o país é sempre um grande motivo de orgulho para um atleta. É realmente especial”, completa o ciclista do UNIEURO.


I Volta Ciclística de Anápolis

O ciclista João Schwindt, 31, da equipe do UNIEURO, conquistou, no final do mês passado (31/07), mais um troféu para a sua carreira. O brasiliense fez bonito na I Volta Ciclística de Anápolis (GO) e mostrou que o trabalho realizado a partir da preparação ao longo dos treinos surtiu efeito. Nem mesmo os atletas de ponta intimidaram o representante da equipe do UNIEURO. Foi em um momento de fuga, com mais quatro atletas, em uma descida, que João mostrou sua habilidade e conquistou a vitória. Subiram ao pódio mais dois ciclistas do Distrito Federal.

A prova foi disputada em um percurso de 64km divididos em duas voltas, nas imediações da cidade goiana. O trajeto consistia em subida, reta, e mais subida e descida. A definição do pódio veio a partir de uma freada dos seus adversários, quando um ônibus cruzou a pista e todos frearam. Nessa oportunidade, o ciclista do UNIEURO aproveitou e foi lançado, ficando à frente do pelotão. Quase foi alcançado pelos demais, mas cruzou a linha de chegada em primeiro.

Comunicação UNIEURO