São cinco as linhas curriculares: Metodologia, Filosofia e Ciências Sociais, História das Civilizações, Memória Social e Patrimônio, e Licenciatura. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2008 (Enade), a Escola de História da UNIRIO obteve a maior nota no Estado do Rio de Janeiro e a segunda maior do País.
Ministro das Relações Exteriores desde 2003, Celso Amorim ocupa pela segunda vez o posto de chanceler do Brasil. A primeira foi entre os anos de 1993 e 1994. Foi representante permanente do Brasil na ONU e demais organismos internacionais em Genebra, na Suíça. Foi também embaixador do Brasil no Reino Unido. Amorim também exerceu outros cargos importantes em gestão pública, como secretário para assuntos internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, diretor-geral para assuntos culturais e para assuntos econômicos no Ministério das Relações Exteriores.
Formado pelo Instituto Rio Branco em 1965, obteve o título de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. O diplomata foi professor de Língua Portuguesa do Instituto Rio Branco, professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e é membro permanente do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Coordenação de Comunicação da UNIRIO