A criação do curso de Engenharia em Nanotecnologia reflete o pioneirismo da PUC-Rio, que foi a primeira instituição do país a lançar diversos cursos de graduação e pós. Neste caso, ela é a sexta universidade do mundo a ter essa graduação, até então inédita na América Latina.
As provas serão no mês de outubro, e as inscrições, no valor de R$ 120, poderão ser feitas somente pela internet até o dia 10 de setembro. Os candidatos podem ingressar tanto pelo desempenho no Vestibular 2011, quanto pelo aproveitamento da nota do ENEM 2010, sendo 50% das vagas para cada opção. O candidato que quiser aproveitar a nota do ENEM deve estar inscrito no vestibular. Pela primeira vez, a PUC-Rio atribuirá pesos diferenciados às provas do ENEM, de acordo com o curso escolhido pelo aluno.
A PUC-Rio oferece bolsas de desempenho acadêmico, integrais e parciais, aos primeiros classificados no processo seletivo. Também são oferecidas bolsas específicas para os primeiros colocados em todos os cursos de licenciatura. E, neste vestibular, os interessados no Bacharelado em Física, Matemática e Química, poderão obter bolsas integrais, através dos Desafios PUC-Rio, uma espécie de olimpíada da qual podem participar os candidatos inscritos nessas áreas.
Com todos os cursos de Graduação em um único Campus, a PUC-Rio permite aos alunos a vivência efetiva da interdisciplinaridade, não só nas relações pessoais, como nos estudos. Um aluno de Comunicação, por exemplo, pode cursar uma matéria de Física, e vice-versa, sem que precise se deslocar pela cidade. Além disso, depois de matriculado, todo aluno pode cursar os chamados Domínios Adicionais, uma espécie de especialização ainda na Graduação. Para isso, eles se inscrevem, ao longo do curso, em um grupo de disciplinas específico de outra área que vai adicionar conhecimentos à formação acadêmica inicial.
Para acompanhar o calendário e conhecer melhor os cursos oferecidos, inclusive à distância, acesse: www.puc-rio.br/vestibular.
Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio