Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A PUCRS promove a partir da próxima segunda-feira, 9 de agosto, o 11º Salão de Iniciação Científica (SIC) e a 5ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação, organizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade (PRPPG). Neste ano 1.418 trabalhos foram inscritos, sendo 956 no Salão e 462 na Mostra. Cerca de 1.500 alunos realizaram inscrição. O tema do Salão será "Biodiversidade na Vida e Diversidade do Conhecimento", em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade.
A palestra de abertura terá a presença do reitor da Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade e vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Claudio Benedito Valladares-Padua. Ele abordará o tema "O homem no vermelho não protege o verde: o modelo de conservação da biodiversidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas". A atividade será no Centro de Eventos da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), a partir das 14h30min, com entrada franca.

O Salão de Iniciação Científica busca criar um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades gaúchas e brasileiras. A Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação irá promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), estimulando a integração entre a graduação e a pós-graduação. Outras informações pelos sites www.pucrs.br/salao e www.pucrs.br/mostrapg.

Sobre o palestrante

O palestrante do SIC, Cláudio Bendito Valladares-Padua, é um especialista em questões ambientais. Administrador de empresas e biólogo, possui mestrado em estudos latino-americanos e doutorado em ecologia pela Universidade da Flórida em Gainesville (EUA). É também professor aposentado da Universidade de Brasília, pesquisador sênior do Centro de Estudos Ambientais e de Conservação da Columbia University e diretor internacional de conservação do Wildlife Trust Alliance, ambos em Nova York (EUA). No ano de 2009, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social no Brasil, promovido pela Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. Padua e sua mulher, Suzana Machado Padua, também ativista e educadora socioambiental, fundaram o Ipê (www.ipe.org.br), que cria modelos inovadores de conservação da biodiversidade com be nefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM