Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Representantes da Embaixada da Alemanha no Brasil visitaram o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá) na manhã desta terça-feira, 03 de agosto. Participaram da programação o embaixador Wilfried Grolig, o primeiro conselheiro da Embaixada e Conselheiro para Assuntos Econômicos Manfred Emmes e o cônsul honorário Paul Stefan. O objetivo da visita foi discutir a produção científica paraense e articular futuros acordos de cooperação entre os dois países.
Os alemães assistiram a uma apresentação sobre o Laboratório de Monitoramento Global das Florestas Tropicais por Satélite do Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e outra sobre o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), localizados no PCT-Guamá. Antônio Abelém, diretor-presidente do Parque, apresentou os trabalhos realizados na instituição e ressaltou o papel da iniciativa em relação ao desenvolvimento e inovação tecnológica no Estado.

“Teremos três Parques no Pará instalados em áreas da UFPA. Além do Guamá, os PCTs de Tocantins e de Tapajós, localizados em Marabá e Santarém, buscam reunir serviços, empresas e pesquisadores estimulando negócios e a inovação tecnológica no Estado. Nossa meta é ajudar a transformar boas idéias em negócios produtivos. Estamos abertos para receber empresas e incentivar acordos de cooperação entre pesquisadores paraenses e instituições estrangeiras”, explicou Antônio Abelém. Ainda pela manhã, o diretor recebeu o Roberto Spandre, representante científico da Embaixada da Itália no Brasil e recentemente assinou acordos de cooperação com a China e França, após visitas às instalações do PCT-Guamá.

Pesquisadores da UFPA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) também se reuniram com a comissão alemã. O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, defendeu o interesse da instituição em promover a internacionalização da Universidade por meio de acordos de cooperação simétricos. Além de parcerias já efetivadas com universidades germânicas, professores da federal paraense das áreas de Engenharia Elétrica, Biologia, Geografia, Filosofia e Física já cursaram pós-graduações ou mantêm projetos de pesquisa em parceria com a Alemanha.  Além disso, a UFPA é sede da Casa de Estudos Germânicos que há mais de 40 anos promove a divulgação da cultura e do idioma germânico no Pará.

“Constatamos hoje que, diante do cenário real, sabemos pouco na Alemanha sobre a Amazônia. Tivemos a oportunidade de conhecer um estado que produz ciência e tecnologia e que está avançando em diversas áreas do conhecimento. Levarei esta mensagem ao governo alemão e este encontro certamente renderá novos acordos e fortalecerá os existentes”, assegurou o embaixador Wilfried Grolig.

Assessoria de Comunicação da UFPA