Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora e tristeza, são fatores muitas vezes relacionados a problemas de visão. Os altos custos de médicos particulares e planos de saúde, além dos problemas enfrentados nos hospitais públicos impedem que muitas crianças e adultos cuidem corretamente da saúde dos seus olhos. Pensando nisso, o curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília promoverá mais um mutirão oftalmológico e assim 300 crianças do Centro de Ensino nº 1 do Paranoá serão beneficiadas.
No dia 07/08, sábado, das 8h às 18h, serão realizados diversos atendimentos e exames oftalmológicos completos. Os monitores, estudantes e alguns residentes em Oftalmologia irão observar a visão de um modo geral, assim como dar orientações para uma boa saúde ocular. Além disso, caso a criança apresente algum problema mais sério, esta passará por exames técnicos, será feita dilatação da pupila, exame do olho no microscópio buscando identificar a doença ou outros problemas oftalmológicos e também serão realizados exames do fundo do olho. Caso a criança necessite de óculos de grau, o mesmo será fornecido através de parcerias firmadas com empresas do ramo.

Seis consultórios móveis estarão disponíveis para atender a todas as crianças da escola na véspera do Dia dos Pais. Sendo assim, o evento é uma oportunidade de presenteá-los cuidando da saúde do seu filho.

Oftalmologia na UCB

Desde 2005 o curso de Medicina da UCB promove ações sociais que vão além do campus e proporcionam aos seus estudantes uma vivência completa que integra, além da prática e do ensino, a cidadania, o bem-querer ao próximo e gera oportunidade para aqueles que não tem acesso à saúde, além de trocar experiências com outros estudantes e comunidade atendida.

As atividades completam cinco anos de sucesso e totalizam mais de 6.500 atendimentos. A empolgação é tamanha entre os estudantes que hoje a disciplina conta com 21 monitores cheios de vontade e com atenção de sobra para dividir.

“Nossas ações são um baú de cidadania, de amor; é uma aliança do bem. Medicina é uma profissão de você servir ao próximo. Ingrediente imprescindível é o amor, ele é essencial para o mutirão”, comenta o idealizador do projeto, professor Benedito Antônio de Sousa, oftalmologista há 30 anos.

Em 2010 já foram realizados mais de 1000 atendimentos em diversas ações realizadas durante o ano. Esses mutirões são possíveis, pois existem parcerias. Tecnótica doa armações; Essilor contribui com lentes; Alcon doa colírios; Genom fornece remédios e o Centro da Visão empresta aparelhos para os exames.

SERVIÇO

Mutirão oftalmológico

Data: 07/08
Local: Centro de Ensino nº 1 do Paranoá
Horário: 8h às 18h

UCB Assessoria de Comunicação