Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fop-unicampUnicamp - Solenidade, realizada na manhã de quarta-feira (28), marcou a parceria entre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e a empresa Carl Zeiss do Brasil. O convênio possibilitou o recebimento de um microscópio óptico da marca Zeiss, para a realização de pesquisas laboratoriais e clínicas. O equipamento ficará instalado na área de Dentística. Entre as autoridades presentes, estavam o diretor da FOP, professor Francisco Haiter Neto, os professores Luis Alexandre Maffei Sartini Paulillo, Luis Roberto Marcondes Martins, Flávio Henrique Baggio Aguiar e Débora Alves N. L. Lima da Área de Dentística, a pesquisadora Claudia Cia Worschech e o diretor geral da Zeiss no Brasil e na América Latina Roberto Zotter, entre outros.
O equipamento, cujo valor estimado é de 90 mil reais, recebido em comodato, deve ficar na Universidade por um período indeterminado, e será utilizado para a pesquisa desenvolvida pela professora Claudia durante o curso de pós-doutorado. O trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento clínico de lâminas e micro lâminas de cerâmica (lâminas ultrafinas) utilizando máquinas de ciclagem térmica, carregamento mecânico e fazendo análise em microscópio eletrônico de varredura e no microscópio óptico cedido pela Zeiss.

Segundo professor Haiter, parcerias como essas são importantes, visto que possibilita o acesso da faculdade a equipamentos sofisticados que podem ser usados tanto para fins de pesquisa como clínico.

Já, Zotter falou do orgulho em participar desse momento e da participação da empresa no desenvolvimento de muitas universidades no Brasil. Fundada há 164 anos, na Alemanha, há 86 anos no Brasil, ela possui diversas divisões, entre elas, medicina, microscopia para laboratório, confocal eletrônica e metrologia industrial.

Os professores Luís Roberto Marcondes Martins e Luis Alexandre Maffei Sartini Paulillo são orientadores do trabalho, inédito e estão entusiasmados com a possibilidade de realização de um novo ciclo de pesquisas utilizando magnificação. Este é um projeto inicial, cuja ideia é crescer criando um núcleo para desenvolver trabalhos e valorizações clínicas do trabalho odontológico de qualidade, disse Martins. O trabalho clínico com a utilização da magnificação é realmente superior em relação ao trabalho executado sem auxílio do microscópio e temos certeza que alcançaremos maior precisão na obtenção dos resultados clínicos e de pesquisas laboratoriais", comenta Luis Alexandre.

O equipamento, um dos mais modernos da atualidade, registra imagem, filma e fotografa com excelente resolução, esclarece Cláudia Cia, porque possui altíssima qualidade óptica e esses recursos favorecem a documentação e análise das imagens. Ele possibilita obter excelência nos resultados dos procedimentos clínicos e de pesquisa. A quantidade de recursos oferecidos pelo equipamento permite minimizar as falhas durante o preparo e a realização das pesquisas. Além disso, permite realizar restaurações e diagnósticos com alta precisão.

A FOP está mais uma vez na vanguarda ao utilizar um microscópio de última geração. Na década de noventa, explica Cláudia, a FOP foi a primeira Faculdade em toda a América Latina a montar um Centro de Treinamento em Microscopia Operatória, que foi, também, o terceiro centro no mundo.

Assessoria de Comunicação
FOP Unicamp