Durante a campanha, médicos de vários hospitais do País dão dicas de prevenção e realizam o diagnóstico precoce da doença. Na Santa Casa de Curitiba, os pacientes diagnosticados são encaminhados para tratamento no Ambulatório de Dermatologia. No ano passado, foram atendidas cerca de 600 pessoas pelo Hospital.
O chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Curitiba, Luiz Carlos Pereira, explica que são diagnosticadas doenças de pele em cerca de 15% dos atendimentos. “Pessoas com mais de 50 anos e de pele clara são as mais propensas a desenvolver o câncer de pele”, explica.
Pereira recomenda que todas as pessoas que possuem lesões de pele que não somem, manchas vermelhas que coçam ou não, cicatrizes que não desaparecem e, principalmente, pintas escuras que incomodam ou não devem procurar atendimento médico. Ele ainda ressalta que o importante é se cuidar desde cedo, com o uso de protetores solares. “Pouco adianta iniciar o tratamento depois dos 50 anos, quando a estrutura celular já está toda destruída”, diz.
Assessoria de Comunicação da APC