Das 581 bolsas de iniciação científica, 376 são mantidas com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 100 com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e 105 com recursos da própria UFPA. No total a Universidade oferta anualmente 753 bolsas no valor aproximado de R$ 300 reais, além de 60 Bolsas do Programa de Auxílio ao Doutor Recém-Contratado, que serão implementadas a partir de agosto em parceria com a FAPESPA.
A vigência das bolsas é de 12 meses, sendo que os alunos devem dedicar 20 horas semanais ao projeto de pesquisa em que atuam e não podem possuir outra fonte de renda além da bolsa. Atualmente, entre as áreas de conhecimento que mais possuem Bolsas de Iniciação Científica estão as Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Humanas.
“As bolsas são, na verdade, oferecidas aos pesquisadores. Eles indicam os alunos que irão recebê-las e, geralmente, indicam estudantes com os quais já trabalham em projetos de pesquisa. Por isso atuar como estagiário voluntário por um período pode ajudar os estudantes a posteriormente, serem indicados para uma bolsa. O trajeto da maioria dos pesquisadores que conheço foi iniciar na vida acadêmica como bolsistas de Iniciação Científica”, orienta Antonio Vallinoto, diretor de Pesquisa da PROPESP.
Para o diretor, a iniciação científica é uma oportunidade importante para os alunos da UFPA. “Mesmo para quem não deseja seguir carreira acadêmica, participar de projetos de Iniciação Científica contribui substancialmente para a formação dos nossos alunos ampliando seus conhecimentos para muito além do que é ensinado em sala de aula. O que torna esta uma oportunidade pessoal e profissional muito interessante para os nossos universitários”, defende.
SERVIÇO:
Clique aqui e veja a relação de pesquisadores contemplados pelo PIBIC 2010
Mais informações: www.propesp.ufpa.br ou pelos telefones (91) 3201-7527 / (91) 3201-7657.
Leia Mais:
Bolsa de Iniciação Científica da UFPA: O que é e como conseguir?
Assessoria de Comunicação da UFPA