A prova do ENEM está agendada para os dias 6 e 7 de novembro e é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, mais uma redação.
A segunda fase do Vestibular da UFPA será elaborada e aplicada pela própria Instituição e conterá 55 questões de 11 disciplinas diferentes: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia. A prova ainda não tem data marcada, pois a Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) está em fase de composição do edital. Mas como regra previamente definida: quem não participar do ENEM não terá inscrição homologada no processo.
O Exame do Ensino Médio e a prova local da UFPA, referente à segunda etapa do concurso vestibular da Instituição, terão pesos iguais, ou seja, o resultado final será computado levando-se em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas, com importância de 50% para cada uma.
A taxa de inscrição no ENEM é de R$ 35,00, mas os alunos da última série do ensino médio de escolas públicas não pagam. Também poderão solicitar isenção de taxa, os estudantes que tiverem concluído o ensino médio nos anos anteriores e alunos de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência. Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder a um questionário socioeconômico.
Assessoria de Comunicação da UFPA