![Oportunidade em enfermagem medics](http://defzrfbnd549j.cloudfront.net/images/stories/immagini/medici.jpg)
O processo de seleção para o programa de imigração do Québec tem duração média de um ano, um dos mais rápidos do mundo. Os critérios incluem diploma na área, experiência profissional, conhecimento de francês - idioma oficial do Québec - ou disposição em aprendê-lo antes de imigrar e idade de preferência até 35 anos.
O programa não garante emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho. “O recém-chegado tem acompanhamento para elaboração de currículos e de cartas de apresentações. Se necessário, há ainda aulas gratuitas para aperfeiçoamento do francês”, destaca Soraia Tandel.
Os segmentos de enfermagem e radiologia experimentam um processo de expansão e buscam renovar e ampliar a mão-de-obra qualificada. É possível encontrar vagas em hospitais, laboratórios de exames médicos, centros de serviços comunitários e de atendimento a pacientes, programas de educação em saúde ou serviços de assessoria em assuntos relacionados à prática da profissão.
Para utilizar o título de enfermeiro, é necessário ter concluído curso superior na área e ser membro da Ordem dos Enfermeiros do Québec. Os profissionais formados no exterior precisam passar por cursos de reciclagem exigidos pelo Conselho, nas regiões de Montreal e Montérégie.
As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante. O imigrante tem todos os direitos de um cidadão canadense, exceto passaporte e participação nas eleições. Entre os direitos estão assistência médico-hospitalar, previdenciária e até 14 salários/ano, entre outros benefícios extensivos a familiares (esposa e filhos).
O Governo do Québec possui parceria com várias Alianças Francesas para o aprendizado do francês. O candidato a imigração poderá ter o valor de seu curso de francês reembolsado em até 1.500 $CA depois que chegar no Québec.
“Todos os selecionados saem do Brasil com o Visto de Residente Permanente, que permite morar e trabalhar legalmente na maior província do Canadá. E, após três anos de residência, podem solicitar cidadania com direito a passaporte canadense”, salienta Soraia Tandel, diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo.
Acesse www.imigrarparaquebec.ca e www.emploiquebec.net