O evento celebra a conclusão dos cursos de Bordados, Cabeleireiro, Caixas Decorativas, Manicure, Confecção de Peças Íntimas, Culinária, Corte e Costura, Macramê, Pintura em Tecido, Tricô, Informática Básica, Solda e Tornearia Mecânica, entregando ao mercado dezenas de jovens prontos à atuação profissional. Os alunos atendidos pelos cursos são membros da comunidade local e/ou internos da Cidade do Menor.
Raquel de Ávila, pedagoga da Funcelfa, explica que os cursos têm duração semestral e as inscrições para o próximo ciclo serão abertas a partir de 20/7. “É gratificante ver o resultado do trabalho que realizamos na vida dos jovens que já passaram por estes cursos. Ocorre uma transformação social, proveniente da inclusão no mercado de trabalho ou, até mesmo, pela autossustentabilidade. Temos como exemplo o curso de culinária, em que eles aprendem a fazer salgados e depois se tornam verdadeiros empreendedores”, ressalta.
Além de pais e amigos dos alunos, participarão da cerimônia o presidente da Funcelfa, Irmão Theodorus Johanes Adams, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Unileste, Valmir Dias Luiz, o técnico do Laboratório de Tecnologia Mecânica, Ronilson Gandra Araújo, a coordenadora do Setor de Relacionamento do Centro Universitário, Maria da Conceição Marques, além de Raquel de Ávila Pereira e Mônica Chaiben Piler, pedagoga e assistente social da Funcelfa, respectivamente.
Funcelfa
A Funcelfa foi criada em 1971 com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de risco social. Localizada à Rua Melvim Jones, 352, Bairro Caladinho, a entidade oferece formação profissional a jovens carentes dos três aos 18 anos, acolhendo-os em sistema de casa-lar.
Por meio da parceria firmada entre a Funcelfa e o Unileste, os adolescentes atendidos pela Fundação têm acesso a laboratórios e espaços de estudo voltados para áreas específicas dos programas profissionalizantes. Os cursos de Solda e Tornearia Mecânica são exemplos desta colaboração, por meio do uso de laboratórios de Engenharia Mecânica do Centro Universitário.
Atualmente, cerca de 400 alunos e internos circulam, diariamente, pelas oficinas da Funcelfa. Os interessados em colaborar com as atividades da entidade poderão fazer contato pelo número (31) 3842-7188.
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais