Para tanto, a graduação, composta por oito semestres, passou a oferecer, desde o início de 2010, os cursos seqüenciais integrados no currículo do bacharelado. Trata- se de certificações embutidas no curso normal que permitem ao estudante a obtenção de título equivalente ao Ensino Superior antes da formatura.
“Quando encerra a terceira série [semestre], o aluno recebe certificado de Programador de Computadores. Na sexta, recebe certificado de Projetista de Sistemas de Informação”, explicou Palazzo. “Assim, antes mesmo de colar grau como bacharel, o aluno já pode entrar no mercado de trabalho e até prestar concurso público que exija o Ensino Superior como pré-requisito”.
Outra novidade diz respeito à flexibilização observada nos dois últimos semestres, através das disciplinas optativas. “Como tratamos da informática, uma área que está em constante modificação, planejamos um currículo em que as disciplinas dos semestres finais possam ser adaptadas, antes que corram risco de ficarem obsoletas ou ultrapassadas”, afirmou o coordenador, ao comentar que tais disciplinas são definidas coletivamente pela turma de alunos e pelo corpo docente durante as séries anteriores, de forma a proporcionar a melhor adequação possível à demanda atual. “É uma evolução curricular que dá bagagem à formação de três perfis: desenvolvedor, empreendedor e profissional de pesquisa”.
Mais informações sobre o novo currículo do curso de Ciência da Computação podem ser obtidas pelo telefone (53)2128.8025.
Vestibular de Inverno
O curso de Ciência da Computação está entre as graduações oferecidas pela UCPel para seu próximo processo seletivo. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho e a prova ocorre no dia 18 do mesmo mês. Ao todo, são 780 vagas oferecidas para cursos dos Centros de Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Econômicas, Jurídicas e Sociais, Educação e Comunicação e Politécnico, o que abrange as mais diversas áreas do conhecimento.
Interessados devem garantir sua inscrição pelo endereço eletrônico www.ucpel.tche.br/vestibular ou diretamente no saguão do Campus I da Universidade (rua Gonçalves Chaves, 373). A exemplo de edições passadas dos vestibulares, neste ano a UCPel também oferece a opção treineiro, destinada a alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio, mas querem testar seus conhecimentos na prática. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para vestibulandos convencionais e de R$ 25,00 para treineiros.
Assessoria de Comunicação UCPel