Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
roberto-lentRoberto Lent, professor titular e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o ganhador da 30ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnologia. Concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a premiação atribuída à categoria Divulgação Científica e Tecnológica é destinada a um pesquisador ou escritor que tenha contribuído de forma significativa na divulgação da ciência, tecnologia e inovação para o público em geral.
Foram inscritos 110 trabalhos, 72% oriundos de universidades, 16% de centros de pesquisa e o restante de museus e de profissionais autônomos. Segundo a comissão responsável pela escolha, Lent foi agraciado “devido ao amplo e contínuo conjunto de sua obra como divulgador da ciência e pela sua grande contribuição à ciência brasileira”.

A entrega do prêmio ocorrerá na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), no dia 25 julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ganhador receberá R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade.

Lent tem atuação reconhecida em divulgação científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos os públicos. Escreve regularmente para a revista Ciência Hoje On Line e outros veículos.

Em 2004 e 2005 escreveu uma série de cinco livros infantis sobre Neurociência (Aventuras de um Neurônio Lembrador, publicado pela editora Vieira&Lent. Em 2006, fez o roteiro de uma série de histórias em quadrinhos (As Aventuras de Zé Neurim), veiculadas em Ciência Hoje das Crianças On Line.

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado (1973) e doutorado (1978) em ciências biológicas (biofísica) pela UFRJ e pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1979-82), Estados Unidos.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Técnico-Científico da Capes – Ensino Básico, diretor adjunto do Instituto Ciência Hoje e membro do Conselho Nacional da SBPC.

Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Atua na área de morfologia, com ênfase em neuroembriologia, desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies e estudos do córtex cerebral humano.

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis (1907-2002). É concedido anualmente em sistema de rodízio a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

Mais informações: www.cnpq.br

Agência FAPESP