Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Um sistema computacional de alto desempenho será instalado no campus de São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 360 processadores dispostos em 30 nós de processamento interligados por uma rede de alta velocidade. O Sistema Computacional de Alto Desempenho (Scad) incluirá também um modo de armazenamento de alta velocidade. Segundo a Unifesp, o Scad será empregado em diferentes áreas de pesquisa que necessitam de grande capacidade computacional, como genômica, proteômica, desenvolvimento de novos fármacos, dinâmica de fluidos, ciências ambientais, ciências dos materiais e desenvolvimento de biomarcadores.
“O novo sistema vem suprir todas as áreas de pesquisas que demandam muitos cálculos matemáticos, permitindo simular o comportamento de fenômenos que ocorrem nas mais diversas áreas da ciência”, disse Álvaro Fazenda, professor da Unifesp e um dos responsáveis pelo Scad.

O professor frisou que sem o novo sistema, as demandas são supridas de maneira restrita por meio da utilização de equipamentos instalados em outras instituições. O Scad atenderá também outras unidades da Unifesp e terá um caráter multiusuário.

Mais informações: www.unifesp.br

Agência FAPESP