Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

UrubuUniversidade Estadual de Feira de Santana - A história natural dos urubus e condores do continente americano, a influência dessas aves nos diversos contextos sociais da América Latina, inclusive no imaginário de populações, e até o uso dessas aves como medicamento. Estes são os principais enfoques do livro Los Limpiadores de los Cielos. Factos e Folclor de los Zopilotes, Aves Dueñas del Imaginário Latinoamericano, de autoria do professor Eraldo Medeiros da Costa Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e do mestrando Mauricio Vargas Clavijo, da Universidade da Venezuela.


O trabalho, apresentado em junho no 11º Congresso Internacional de Etnobiologia, em Cuzco, no Peru, teve as pesquisas iniciadas na Bahia, ainda em 1995, pelo professor Eraldo Costa Neto. Dentre os levantamentos, a constatação de que na região de Feira de Santana é comum o uso medicinal de partes do urubu. “O pó do fígado, por exemplo, é facilmente encontrado no Centro de Abastecimento e usado contra a asma”, destacou.

 

Segundo Costa Neto, ainda não existe qualquer comprovação científica a respeito do uso do urubu como recurso medicinal. Mas, no imaginário popular a ave tem bastante utilidade. “A pena e a banha do urubu são usadas para combater o alcoolismo, a carne cozida é muito utilizada no combate a tuberculose, entre outros”, pontuou.

 

Eraldo Costa Neto é lotado no Departamento de Biologia da Uefs e Mauricio Vargas Clavijo, aluno do mestrado em Manejo de Fauna Silvestre, da Universidade Nacional Experimental dos Llanos occidentales da Venezuela. Emial Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (75) 3224-8131, do Departamento de Biologia.


Assessoria de Comunicação/Uefs