Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Martin-ChalfieA conferência de abertura da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química será proferida por Martin Chalfie, Prêmio Nobel de Química de 2008, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Columbia. Chalfie, que dividiu o prêmio com Osamu Shimomura, do Laboratório de Biologia Marinha de Woods Hole, e Roger Y. Tsien, do Instituto de Medicina Howard Hughes, da Universidade da Califórnia, foi agraciado com o Nobel por seu trabalho no campo da bioquímica que estabeleceu um novo limiar de conhecimento com a manipulação da chamada proteína verde fluorescente, GPF (Green Fluorescent Protein).
A base de estudos de Chalfie foi o nematóide Caenorhabditis elegans, um verme de dimensões minúsculas, que apresenta vários fatores favoráveis para a pesquisa de mecanismos celulares, entre eles o de ser transparente. A introdução da GPF, atuando como uma “etiqueta” fluorescente, permitiu aos cientistas acompanhar mudanças ocorridas no interior das células de um organismo vivo, e abriu caminho para a investigação de processos, em nível molecular, até então desconhecidos pela ciência, com ganhos para várias áreas de conhecimento, em particular a medicina.

Martin Chalfie é norte-americano, natural de Chicago, Iilinois. Formou-se em Harvard e trabalhou durante cinco anos no Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, na Inglaterra, onde passou a integrar o grupo de pesquisadores dedicados aos estudos do nematóide C. elegans.

A conferência de abertura da 33ª Reunião Anual da SBQ acontecerá no dia 28, sexta-feira, às 20h30, no Centro de Convenções do Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia (SP).

No dia 29, sábado, às 9h30, a SBQ promove a “Conversa com o Prêmio Nobel Martin Chalfie”, no mesmo local, da qual participarão jovens pesquisadores brasileiros da área para uma interlocução com o cientista norte-americano.

Fonte: SBQ – Sociedade Brasileira de Química