Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unb_logoO secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Álvaro Marchesi, propôs nessa segunda-feira, 24 de maio, que a UnB seja parceira da organização na criação do Centro de Altos Estudos Universitários (CAEU) para países de língua portuguesa. A OEI já tem um centro que oferece cursos de formação para pesquisadores e professores, tanto universitários quanto da educação básica, mas são todos em espanhol.
O centro para países de língua portuguesa, irá não só oferecer os cursos em português, como contextualizá-los para a realidade desses países.

A OEI é uma instituição governamental que articula ações para a educação, ciência e cultura. O Centro de Altos Estudos Universitários é uma das linhas de atuação da OEI, voltada para a geração e transferência de conhecimentos que possam promover o desenvolvimento e a integração dos países ibero-americanos. Atualmente, o principal tema trabalhado pela CAEU é a formação de professores para o ensino básico e médio e a melhoria da qualidade da educação. Para isso oferecem cursos a distância e em espanhol para os interessados.

“A ideia é traduzir e contextualizar os cursos para esses países, a fim de oferecer o que eles precisam”, explica a diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira. O centro também será responsável por criar uma rede de pesquisa e cooperação entre as universidades e órgãos públicos dos países lusófonos, que será coordenada pela OEI e pela UnB.

“Temos o projeto mais ambicioso para a educação nos próximos 10 anos. Precisamos de amigos e aliados que nos ajudem a transformar a educação. Queremos que esse parceiro seja a UnB”, defendeu o secretário-geral da OEI, Álvaro Marchesi. Ele propôs que as duas instituições se articulem para começar as atividades já em 2011.

COOPERAÇÃO – Álvaro Marchesi esteve na universidade para mapear possibilidades de parceria entre a UnB e a OEI. As instituições assinaram termo de cooperação em dezembro de 2009 e, agora, buscam projetos específicos para concretizar o acordo (saiba mais aqui). A prioridade da OEI no momento é com projetos sobre educação e formação de professores. Os estudantes, professores e pesquisadores que tiverem interesse, podem procurar a OEI para apresentar suas propostas. O e-mail para contato é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

UnB Agência