
Em seguida aconteceu a primeira palestra da noite, sobre expansão portuária, com o diretor presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.
Na sequência foi a vez do palestrante Roberto da Silva, Livre Docente do Departamento de Administração Escolar da USP falar aos presentes sobre “Perspectiva da Pedagogia Social para a Educação Integral, Integrada e Integradora”.
Por último, os acadêmicos de São Sebastião puderam assistir à palestra de Celso Russomanno sobre “Direitos do Consumidor no contexto do desenvolvimento”.
No dia 21 de maio foram realizadas palestras nas áreas de Educação, Direito e Administração, sempre com base no desenvolvimento da região. O FASS MUNDI teve ainda exposição de jogos educativos, trabalhos artísticos e a participação dos alunos do curso de Turismo, que deram total apoio ao Fórum na recepção aos presentes.
O professor Hermínio Sargentim abordou “A escrita como descoberta do outro e de si mesmo” e, em seguida, foi a vez do ambientalista e membro do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, Roberto Francine Júnior fazer uso da palavra, discorrendo sobre o papel da sociedade na construção coletiva da sustentabilidade.
Encerrando o ciclo de palestras do I Fórum Acadêmico FASS MUNDI, o presidente da AMPROGÁS – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos, e prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci falou sobre o desenvolvimento da região dentro de questões relacionadas ao Projeto mexilhão, Royalties e Pré-Sal.
Realizado pela Direção Acadêmica por meio de parceria entre as coordenações de Pedagogia, Administração e Direito, o FASS MUNDI teve uma repercussão positiva em sua primeira edição.
Para a coordenadora de Pedagogia da Faculdade São Sebastião, Profª. Marion, o evento foi bastante proveitoso para os acadêmicos por trazer à pauta discussões importantes relacionadas ao desenvolvimento da região. “A FASS foi precursora no sentido de proporcionar uma discussão sobre desenvolvimento com os alunos. Foi pioneira na realização deste fórum, trazendo para o meio acadêmico questões importantes relacionadas ao futuro do Litoral Norte”, ressaltou.
Segundo o coordenador de Direito da Faculdade São Sebastião, Prof. Silas D’Avila Silva, a avaliação sobre o Fórum é positiva. “Esse primeiro evento nos deu uma nova perspectiva, por ter colocado os alunos em contato com pessoas de várias visões e formações. Isso trouxe não só conhecimento, mas também a oportunidade dos estudantes participarem da vida política, social e educacional da região”, avaliou o coordenador de Direito.
Conforme ressaltou a coordenadora de Administração e Turismo da FASS, Profª. Giulianna Fardini, de maneira geral esta primeira edição do FASS MUNDI foi muito boa. “O saldo foi positivo porque em termos de conhecimento nossos alunos ganharam, e muito”, disse.
O Fórum Acadêmico FASS MUNDI foi encerrado com “chave de ouro”, após temáticas relevantes com relação ao desenvolvimento do Litoral Norte. Para o Diretor Acadêmico da instituição, a participação dos alunos foi o grande destaque do evento. “Quero parabenizar a organização do FASS MUNDI bem como o envolvimento dos estudantes. Esse clima de discussão acadêmica foi muito proveitoso para todos. Cada palestrante, especialista em sua área, trouxe à tona questões importantes voltadas à educação e ao crescimento social e econômico de nossa região, abordadas de forma instigante para o público presente”, disse o diretor, completando ainda: “O I Fórum Acadêmico foi uma janela aberta da FASS para o mundo e uma porta de entrada do mundo para a FASS”, finalizou o Prof. Leandro Boaretto.