O professor do curso de História da PUCRS René Gertz diz que o material destinado ao Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural mostra a costura dessas alianças.
Além dos documentos do PRP, a Associação reuniu e preservou o acervo do período da Ação Integralista Brasileira (AIB), da década de 30, que antecedeu o partido, e informações de outros partidos, revistas, jornais e fotografias. Também constam mais de 25 entrevistas com importantes políticos do Estado, pertencentes aos mais diferentes partidos, num trabalho coordenado pela professora Núncia Constantino.
O acervo, guardado desde 1995 no Centro de Documentação sobre a AIB e o PRP, resultou em 47 trabalhos acadêmicos, principalmente de alunos de graduação, mestrado e doutorado da PUCRS. O diretor-presidente da Associação, Alberto Hoffmann, que foi deputado federal pelo PRP e presidente do Tribunal de Contas da União, ressaltou a parceria com a Universidade. "Salvamos um patrimônio político não só do nosso partido. Graças à PUCRS, tivemos orientação para montar um local de pesquisa". A ida do material para o Delfos, na Biblioteca Central Ir. José Otão, busca a preservação do material a longo prazo.
O Reitor, Joaquim Clotet, conduziu a cerimônia de doação, com a presença de professores, bolsistas, do diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton de Souza, e dos coordenadores-geral do Delfos, Luiz Antonio de Assis Brasil, e executiva, Alice Moreira.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM