Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicamp_logoA professora Liliane Maria Ferrareso Lona tomou posse na tarde desta quinta-feira (20) como diretora da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp para o quadriênio 2010-2014. Ela substitui o professor Osvaldir Pereira Taranto. A sessão solene, presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, ocorreu no auditório da FEQ, e contou com a presença de integrantes da Administração Central, diretores de faculdades e institutos, professores, alunos e funcionários. Na ocasião, também foi empossada a nova diretora associada daquela unidade de ensino e pesquisa, professora Marisa Masumi Beppu.
Ao assumir a função, a nova diretora afirmou que é ao mesmo tempo uma honra e um desafio administrar a FEQ. Ela lembrou que a sua trajetória de vida confunde-se com a história da Unicamp. “Nasci no mesmo ano e na mesma cidade da Universidade. Aqui, fiz minha graduação e pós-graduação. Metade dos meus atuais colegas me deu aulas”, contou. Liliane adiantou que pretende se empenhar para dar continuidade ao “ótimo trabalho” realizado pela diretoria anterior. Assinalou, ainda, que dará especial atenção a temas como política de transição de aposentadorias de docentes, planejamento de espaço físico para assegurar o bom andamento das atividades acadêmicas e um plano de treinamento, valorização e reconhecimento dos funcionários.

Em seu discurso de despedida, Taranto dez questão de agradecer a todos os que colaboraram com a sua administração. Ele evitou relacionar todas as realizações dos últimos quatro anos, mas assinalou que foram registrados avanços significativos em relação ao projeto pedagógico e à construção de laboratórios e salas e aulas e à aquisição de novos equipamentos. “A produtividade da FEQ também experimentou um importante crescimento, tanto no que se refere ao volume de publicações quanto ao número de solicitação de patentes e de contratos de transferência de tecnologia”, disse.

O reitor Fernando Costa também deu destaque à produtividade da FEQ, lembrando que a unidade tem se destacado, entre outros aspectos, pelo desenvolvimento de pesquisas de excelência que geram tecnologias com grande potencial de aplicação. “A Unicamp é reconhecida por se destacar na área das engenharias, e sem dúvida a FEQ é uma das responsáveis por essa posição. Aqui se pratica ciência de excelente qualidade e se forma a elite dos engenheiros químicos do país. Muitos de nossos ex-alunos atuam hoje como dirigentes de importantes empresas com as quais a Unicamp mantém parceria”. Fernando costa desejou sorte às novas diretoras da FEQ e colou a Administração Central à disposição para apoiá-las no que for necessário.

Comunicação Social
Unicamp