Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
dermeval-savianiDermeval Saviani, professor emérito da Unicamp, foi um dos quatro agraciados com o prêmio Pesquisador Emérito, edição 2010, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O título é um reconhecimento àqueles que deram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. A cerimônia de premiação, que também marcou os 59 anos do órgão, ocorreu na tarde de terça-feira (18), na sede do CNPq, em Brasília.
Também receberem a láurea Aziz Ab’Saber, professor emérito da USP; Helga Iracema Landgraf Piccolo, professora emérita da UFRGS; e João Lúcio de Azevedo, professor titular aposentado da USP.

Saviani é o coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR) da Faculdade de Educação (FE). Ao longo dos seus cerca de 40 anos de carreira, tem se dedicado à pesquisa educacional, principalmente nos campos da filosofia e da história da educação brasileira, sempre fazendo uma crítica radical dos caminhos e descaminhos do setor. “Mas não se trata de uma crítica meramente acadêmica que se esgota em si mesma. De modo engajado, exercitando a articulação entre teoria e prática que o rigor da filosofia da práxis exige, tem sido um dos baluartes das lutas políticas dos educadores brasileiros, desde a década de 1970”, assinala o coordenador executivo do Histedbr, José Claudinei Lombardi.

Ainda segundo Lombardi, o título de Pesquisador Emérito concedido pelo CNPq constitui um reconhecimento à trajetória intelectual de Saviani e à sua profícua produção científica, que muito contribuiu para analisar criticamente a educação brasileira. Graduado em Filosofia e doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Saviani leciona no ensino superior há mais de 40 anos. Já foi laureado com os prêmios Medalha do Mérito Educacional do Ministério da Educação; Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica (Unicamp) e Prêmio Jabuti em Educação, no ano de 2008.

Comunicação Social Unicamp