O sistema é dotado de relatórios gráficos com possibilidade de exportação para HTML, PDF e Excel. O projeto conta com recursos de análises comparativas resumidas de amostras, curva ABC, backup e restore da base de dados.
Conforme o professor Adilson Ben da Costa, o software tem como referência o modelo de IQA adotado pela National Sanitation Foundantion (NSF), nos Estados Unidos. “Neste programa o usuário pode aplicar o modelo original da NSF, ou selecionar as variáveis que julgar mais importantes para cada caso e elaborar diferentes modelos de índices de qualidade”, disse.
A Unisc já protocolou o pedido de registro do software junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O programa já está sento utilizado em aulas práticas dos cursos de Engenharia Ambiental, Química Industrial e Ciências Biológicas, da Unisc.
Os índices de qualidade da água têm sido frequentemente utilizados em relatórios ambientais, por permitir que um número elevado de informações técnicas seja convertido em um conceito de qualidade de fácil compreensão. Geralmente se utiliza uma nota de 0 a 100, um símbolo, uma cor ou uma descrição verbal para descrever um nível de qualidade. O programa gera nota pontuada de zero (a pior nota) a 100 (a melhor nota).
Assessoria de Imprensa - Unisc