Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
siriusPopularizar a ciência. Esse é o objetivo do curso de Física da Universidade Católica de Brasília que promove nessa sexta, 21/05, uma “Noite de observação astronômica”, a partir das 19h. Será feita a observação da lua, que estará em sua fase crescente, com destaque para o relevo (crateras, montanhas, planície, etc). Será feita também a observação de Saturno, seus anéis, e algumas luas; a observação de Marte e de algumas nebulosas e aglomerados estelares.
A astronomia é uma ciência que demonstra a validade de se estudar o céu. Foi importante para o desenvolvimento das ciências, já que está presente em nossas vidas desde que a humanidade começou a se organizar em pequenos grupos. A partir das observações atentas do movimento do sol, da lua e das estrelas, nossos antepassados puderam identificar a melhor época para o plantio e para a colheita, por exemplo.

A atividade tem como objetivo popularizar a ciência, mostrar sua importância no século XXI e demonstrar que esta se encontra mais presente no nosso dia-a-dia do que imaginamos, além de ser uma oportunidade de aproximação dos interessados neste tema.

Noite de observação astronômica
Data: 21/05/2010
Local: Em frente ao Bloco K | UCB Campus I
Horário: das 19h às 22h

Mais sobre a Astronomia

Atualmente, a Astronomia se consolida como área de grande interesse científico e estuda o Universo como um todo, desenvolvendo teorias e confrontando-as com evidências de observação para prová-las ou refutá-las. Os astrônomos, essencialmente, observam a luz em seus mais diversos comprimentos de onda por meio de instrumentos situados na Terra e no espaço, tais como telescópios, satélites e sondas. Na tentativa de melhorar a interpretação de informações fornecidas pela luz, muita tecnologia foi desenvolvida, o que propiciou o progresso de outros campos da ciência. São exemplos de tecnologias desenvolvidas graças aos estudos astronômicos: receptores de luz contidos em máquinas fotográficas e filmadoras (CCD - Charge Coupled Device), técnicas de processamento de imagens, comunicação via satélite, refinamento da robótica entre outras.

UCB Assessoria de Comunicação