Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
PetróleoA 26ª Semana de Química da UEM trouxe em seu primeiro dia Ana Adelina Santos Araújo, da Universidade Petrobrás, para falar sobre O Profissional da Química na Indústria do Petróleo. Araújo citou as atividades do químico na Petrobrás, principalmente na área em que atua que é refino de petróleo. Além disso, discorreu sobre o papel da empresa no contexto mundial e destacou que, há 10 anos, o Brasil tornou-se auto-suficiente em petróleo.
O evento, que começou nesta segunda-feira (17), prossegue até sexta-feira (21), com minicursos e palestras. Durante a solenidade de abertura, o coordenador da semana, Ourides Santin Filho, mencionou que o Departamento de Química (DQI) tem crescido e que as subáreas da Química estão consolidadas. Lembrou que o ensino como um todo no Brasil está se consolidando e que o País tem projetos resgatando dívidas com o ensino médio. Ressaltou que a UEM também está engajada no processo de qualificação do ensino médio.

O chefe do DQI, Edvani Curti Muniz, reforçou que o DQI tem crescido, assim como a qualidade da pesquisa na pós-graduação. O diretor de Cultura, Marcos César Danhoni, incentivou os alunos a continuar a estudar muito, porém sem deixar de lado os aspectos humanos, sempre pautados pela ética e pela virtude e com aprimoramento cultural geral. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Baesso, destacou que a UEM tem crescido muito e expandido suas fronteiras para além do Brasil e lembrou que o CCE é responsável por 40% da produção científica na UEM.

O vice-reitor Mário Azevedo também falou sobre o crescimento da UEM e da Semana de Química e sobre a importância de o País se aprimorar na industrialização. Mencionou que o Brasil tem comprado muito mais do que vendido ao exterior, aparentemente se primarizando e perdendo o bonde da industrialização.

Ainda nesta segunda-feira, foi prestada uma homenagem a servidores aposentados (professora Tânia de Castilho e técnica Miriam Batista), falecidos (professor Gentil Vidotti) e premiados (Ervim Lenzi e Luzia Favaro que receberam o 51º Prêmio Jabuti).

O evento conta com cerca de 300 participantes. Outras informações no Departamento de Química, fone 3011-4334 ou site www.dqi.uem.br/csq/.

UEM/ASC