Entre os benefícios concedidos pelo programa estão uma bolsa mensal de US$ 5 mil, por até nove meses, auxílio-instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta, moradia no campus e acesso às instalações e serviços da Universidade Columbia.
Os candidatos devem ter atuação acadêmica reconhecida nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem na áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.
Lançado no dia 2 de março de 2009, o programa apoia a participação de um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York.
O programa é uma iniciativa da FAPESP com a Universidade Columbia, a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os objetivos do programa incluem destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros atuando em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades.
A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.
Mais informações sobre a última chamada: www.fapesp.br/materia/5423
Agência FAPESP