O PSE 1 oferta 972 vagas em graduações disponíveis nos campi de Belém (95), Abaetetuba (99), Altamira (142), Bragança (66), Breves (100), Cametá (10), Castanhal (76), Marabá (344) e Soure (40). As provas serão aplicadas nos municípios onde houver vagas, com exceção de Cametá, pois os candidatos às vagas deste Campus deverão realizar a prova em Abaetetuba. Em Belém, o certame se realizará entre 8h e 12h no Campus do Guamá e também na Escola Paulo Maranhão.
A prova constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco de cada disciplina (Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Biologia, Química, Física e Matemática), além de uma redação. Cerca de 200 candidatos inscritos para os cursos de Ciências da Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), ofertados apenas no Campus da capital, prestarão exame de habilidades no dia 16 de maio.
A demanda de candidato por vaga para cada curso ofertado no PSE deverá estar disponível no site do Centro de Processos Seletivos (http://www.ceps.ufpa.br/) a partir da próxima semana. Hoje, os inscritos já podem acessar o cartão de inscrição no certame, também disponibilizado na página eletrônica do CEPS. Quem tiver solicitado a participação no concurso na condição de cotista, poderá acompanhar a homologação dessa condição também pelo próprio cartão de inscrição. Cerca de 690 candidatos foram contemplados com a isenção das taxas de inscrição.
De acordo com a diretora do CEPS, professora Marilúcia Oliveira, o PSE ofertado no ano passado teve 10.249 inscritos. Esse comparativo demonstra a grandiosidade do PSE 2010 em termos de candidatos concorrentes, uma vez que, além dos 13.817 inscritos no PSE 1, há ainda os inscritos nos Processos Seletivos Especiais referentes aos cursos dos municípios do interior que liberaram vagas posteriormente à publicação do primeiro edital.
Interior
O PSE 2 se refere ao preenchimento de 45 vagas do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, na modalidade de regime intensivo, sediado no Campus de Altamira. Para esse processo, houve 323 inscrições requeridas. Devido à exigência de que o candidato a esse curso pertença comprovadamente a alguma etnia ou a comunidades quilombolas, será necessário um período para homologação das inscrições. O resultado final deverá ser divulgado a partir do dia 18 de maio. A prova consiste em uma redação e período de entrevistas, que ocorrem respectivamente nos dias 30 e 31 de maio.
Para o PSE 3, edital referente ao curso de Educação no Campo, que oferta 30 vagas em Marabá, foram requeridas 441 inscrições. O candidato a esse curso também deve comprovar que exerce atividades educativas em áreas rurais. O resultado da homologação dos inscritos deve sair a partir do dia 20 de maio. Já o edital do PSE 4 teve 269 inscritos, os quais deverão concorrer a vagas nos cursos de Matemática (40) e Letras - Língua Inglesa (30), disponibilizadas no Campus de Capanema. A prova a ser aplicada nesses casos é a mesma do PSE 1, também no dia 30 desse mês, sendo que os candidatos à Educação no Campo que forem aprovados, posteriormente, deverão participar de entrevistas e apresentar o histórico escolar.
Para informações mais detalhadas sobre cada um dos referidos processos seletivos, consulte os editais aqui.
O servidor ou aluno da UFPA que tiver interesse em trabalhar como fiscal de prova do PSE pode realizar cadastro para sorteio de vagas aqui.
Assessoria de Comunicação da UFPA