Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Federal do Pará recebeu, na tarde desta terça-feira, dia 11, a visita de cortesia dos dirigentes da Universidade da Amazônia (Unama). O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, recepcionou o reitor e o vice-reitor da instituição, os professores Antonio Vaz e Henrique Heitman, respectivamente.  A reunião contou, ainda, com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, professora Marlene Freitas; o pró-reitor de Planejamento Institucional da UFPA, professor Erick Pedreira; e o pró-reitor de Ensino de Graduação da Unama, professor Mário Guzzo.
A ocasião também foi oportunidade para que os visitantes convidassem a UFPA a participar do evento do Conselho de Reitores do Clube das Universidades do Estado do Pará. A UFPA já compôs esse clube, mas afastou-se quando da criação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com a qual passou a colaborar.

De acordo com o que explicou o pró-reitor Mário Guzzo, o evento deve ocorrer entre os dias 9 e 13 de agosto deste ano e tem como proposta realizar uma discussão regionalizada sobre as diretrizes para os cursos de Administração Pública ofertados no Estado. A UFPA ainda não possui curso dessa natureza, mas segundo a pró-reitora Marlene Freitas, já está estudando a possibilidade de criação de uma pós-graduação na área.

“Debater o círculo de políticas públicas no Brasil no que concerne à educação deve ser o consenso dos objetivos institucionais das universidades paraenses, pois somente a criação de políticas públicas na Amazônia poderá mover a nossa sociedade”, afirmou Guzzo. “Nós, como agentes acadêmicos, temos o dever de participar dessa discussão”, concordou a professora Marlene Freitas. Ainda que não seja mais membro oficial do Clube de Universidades, a UFPA está unida à Unama mediante o espaço político do protocolo de integração das Instituições de Ensino Superior para a execução do Plano de Formação Docente do Estado do Pará.

Assessoria de Comunicação da UFPA