Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UnicampO European Research Council (ERC), fundado em 2005, vem oferecendo bolsas de alto nível cujos valores podem chegar a 2 milhões de euros para um projeto envolvendo jovens pesquisadores (entre 2 e 9 anos após a tese) e 2,5 milhões para estudos de ponta liderados por pesquisadores com ao menos 10 de experiência e resultados significativos – a duração vai até 5 anos. O professor Alain Peyraube, do Conselho Científico do ERC, apresentou o programa de bolsas a professores, pesquisadores e alunos da Unicamp nesta quarta-feira (12), a convite da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).
Ele veio acompanhado de Christophe de Beauvais, adido para Ciência e Tecnologia do Consulado da França em São Paulo, que está promovendo a série de palestras em universidades também de São Paulo, São Carlos, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No evento realizado no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes", Peyraube informou que o ERC é dirigido por um conselho de 22 pesquisadores europeus e que o orçamento reservado ao seu 7º Plano para a Pesquisa e Desenvolvimento (PCRD) é de 7,5 bilhões de euros. “Aceitamos todas as disciplinas, da matemática às ciências humanas e sociais, sendo que os concursos são abertos à maioria dos países, inclusive ao Brasil”.

Alain Peyraube acrescentou que o órgão é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (CEI), com o objetivo principal de estimular a excelência científica, apoiando e incentivando os melhores e mais criativos pesquisadores a irem além das fronteiras do conhecimento. Nesse sentido, o ERC procura canalizar os fundos para áreas de pesquisa novas e promissoras, em detrimento de prioridades estabelecidas por critérios políticos.

Segundo o dirigente, as bolsas do ERC podem ser atribuídas a pesquisadores de qualquer país, europeus ou não, desde que a pesquisa financiada seja realizada em um dos 27 estados membros da União Europeia ou em um dos países associados. Podem se candidatar pesquisadores de instituições públicas ou privadas. As propostas – atendendo a chamada – devem ser apresentadas eletronicamente. Mais informações

Comunicação Social Unicamp