
O acervo reúne processos crimes, cíveis, comerciais e trabalhistas, além de inquéritos, editais, registros de escrituras e inventários, entre outros. O conjunto inclui documentos históricos, como pedidos de liberdade e de manutenção de liberdade de escravos de 1888, além de mapas, plantas, fotografias e jornais.
A coordenadora de gestão do acervo do CDAPH, Professora Maria de Fátima Bueno Guimarães, explica que a custódia de todos estes documentos foi possível a partir de um convênio firmado entre a USF e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 1990. Todos os processos foram desinfestados, identificados e organizados em estantes. “O acervo pode ser acessado com facilidade para estudos e levantamentos históricos feitos por pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa interessada”, explica a Professora responsável pelo Centro de Documentação da USF.
CDAPH
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) é um espaço de referência na pesquisa em História e Historiografia da educação brasileira.
O CDAPH reúne acervos documentais de origem e natureza diversas e oferece uma enorme variedade de documentos para as diferentes áreas de pesquisa. Também desenvolve atividades voltadas à identificação, coleta, preservação, tratamento e divulgação de acervos, fomentando e oferecendo subsídios tanto à pesquisa científica, de pós-graduação e aperfeiçoamento quanto às demandas de informação da sociedade em geral.
Entre as diversas coleções raras encontradas no espaço estão a Intelectuais Brasileiros (1847-1997), Memória do Município de Bragança Paulista (1822-1982) e de periódicos, formada por revistas, jornais, anuários e almanaques a partir de 1875. A maior parte dos conjuntos documentais do CDAPH é aberta a consultas, sendo alguns documentos com acesso restrito. O Centro de Documentação também promove visitas monitoradas.
Assessoria de Imprensa
Universidade São Francisco