Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Imagine uma casa construída sem cimento, toda feita de tijolos artesanais. Onde a chuva alimenta os reservatórios de água, estimula uma pequena criação de peixes e fortalece a horta. Essa mesma água é aquecida durante o dia pelo sol e sem o uso de energia elétrica percorre todo o encanamento da construção, servindo para banho, limpeza e, devidamente filtrada, para alimentação. Todas essas ideias são iniciativas de tecnologia social, ou seja, o uso de ferramentas que permitam aproveitar os recursos naturais com o menor custo e menor interferência possíveis, afim de dar condições de subsistência e cidadania às comunidades carentes.
Nesse sentido, a Universidade Católica de Brasília desenvolveu o Campo-Escola de Tecnologia Social e Logística (Celogs), um laboratório a céu aberto que desenvolve diversas dessas técnicas com o objetivo de educar estudantes e moradores de várias regiões do DF sobre o uso de recursos naturais para a subsistência. O Celogs é todo erguido sobre uma estrutura auto-suficiente e mostra por si só as possibilidades de desenvolvimento e produção da tecnologia social.

De cada lado do telhado, que cobre a estrutura de tijolos feitos no próprio campus da UCB, calhas de PVC guiam a água da chuva para uma grande caixa d’água de ferrocimento e para um tanque que serve como criatório de peixes. A partir dessa estrutura o Celogs garante a produção de vegetais, animais, a economia de energia elétrica e o completo reaproveitamento de água, pronta para uso. Uma ferramenta interessante é o “carneiro”, uma bomba que consegue levar água para pontos mais altos que a própria caixa de armazenamento sem qualquer tipo de energia exterior, além do conjunto que integra a horticultura e a piscicultura. Este último conta com encanamento que permite o uso da água do tanque, repleta de detritos dos peixes, para adubagem da horta. Essa água, por sua vez, volta limpa mais uma vez ao criatório. Com o cultivo de plantas aquáticas, que também oxigenam a água, os peixes podem se alimentar sem a necessidade de ração.

Toda a estrutura e ferramentas disponíveis no Campo Escola são para demonstrar a capacidade de um indivíduo se manter a partir de recursos simples disponíveis na natureza. O Celogs acaba de concluir mais um curso de capacitação com estudantes da UCB, mas continua recebendo visitas de moradores de comunidades carentes e está aberto a qualquer pessoa interessada em saber um pouco mais sobre tecnologia social.

UCB Assessoria de Comunicação