O programa de “Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente” surgiu no marco do IV Encontro da Rede KIPUS, realizado na Ilha de Margarita, na Venezuela, em outubro de 2006. O mencionado programa vem sendo construído sob a responsabilidade acadêmica de Universidades de reconhecido prestígio com o aval da UNESCO, através da Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC) e do Instituto para a Educação Superior da América Latina e Caribe (IESALC).
Esta iniciativa está sendo levada a diante com a intenção de ampliar o intercâmbio acadêmico entre os diversos países da América Latina através do trabalho conjunto de formação de pesquisadores no campo da Educação. Em junho de 2008 o Acordo Marco de Cooperação Acadêmica Interinstitucional foi assinado pela UNESCO e por mais treze Universidades de onze países Latino-americanos, em Lima, no Peru.
Este programa será o cenário ideal para fortalecer a pesquisa educacional na América Latina e entre as Universidades participantes, garantir a mobilidade e sua abertura em países que ainda não as possuam e consolidar os doutorados já existentes. Desta maneira constitui um importante instrumento para a pós-graduação e, consequentemente, é de grande potencial para melhorar os índices educacionais da região.Mapa Curricular
A tabela abaixo mostra o Mapa Curricular do doutorado. Clique aqui.
Situação Atual
A Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, já fez a seleção de aspirantes, em avanço para que o mesmo processo tenha início em México, Colômbia e Venezuela. Veja na próxima tabela as Universidades Sedes com seus correspondentes coordenadores nacionais. Clique aqui.
Pesquisa
Durante a Oficina Administração do Currículo (Caracas, 2010) foi ratificada a importância da pesquisa e foi categorizado o Campo de Pesquisa como a categoria mais abrangente que já definida como Políticas Públicas e Profissão Docente. Em segundo lugar Linhas de Pesquisa com as que estão estabelecidas: Políticas Educacionais e Profissão Docente, Problemas Sociais Contemporâneos e Profissão Docente e Práticas Curriculares e Formação Docente. A última categoria, mais específica, é a dos Projetos de Pesquisa. Nesta última categoria está sendo promovido desde o doutorado à elaboração de um estudo sobre o Estado da Arte da Profissão Docente na América Latina que conta com o aval da UNESCO-IESALC para sua publicação. Também estão previstos outros como: Políticas Educativas na América Latina, Formação Docente na América Latina, Modelos de Formação do Professorado, Trabalho e Condições do Docente na América Latina e Avaliação das Práticas Docentes.
Chamado à candidatura de novas sedes
Com o apoio da UNESCO-IESALC decidiu-se fazer um chamado para que novas Instituições de Educação Superior (IES) da região possam incorporar-se a este programa acadêmico que é um programa multisede. As sedes deverão apresentar-se ao Conselho de Coordenação Acadêmica Internacional e cada país contará apenas com uma Universidade Sede. As Universidades Sedes terão a missão de convocar todas as demais instituições do país que tenham programas relacionados com a temática do doutorado, a fim de fortalecer o programa do ponto de vista cooperativo.
Para selecionar as Universidades que funcionarão como Sedes do doutorado serão consideradas as seguintes exigências e parâmetros:
1. Ter um doutorado em Educação já consolidado.
2. Contar com corpos acadêmicos consolidados, equipes e Linha de Pesquisa.
3. Ter evidências de produtividade em Pesquisa Educacional.
4. Ter o tema da profissão docente como objeto de estudo pela Universidade.
5. Evidenciar a liderança sub-regional.
6. Contar com pessoal, infra-estrutura logística e acesso ao uso de tecnologias da informação e da comunicação.
7. Assumir o compromisso institucional com o programa.
8. Mostrar capacidade para conseguir fundos.
9. Contar com experiência de trabalho em rede para expansão do programa.
10. Identificar as sedes entre os países de tal maneira que permita garantir uma adequada cobertura geográfica no conjunto da região.
Prazos:
Abertura: 15 de abril de 2010
Encerramento: 15 de agosto de 2010
Resultados.
Serão divulgados no marco do VI Encontro da Rede KIPUS, que será realizado em dezembro de 2010 na Universidade Pedagógica Nacional do México.
Para outras informações, comunique-se com o Dr. Pablo Ríos, coordenador geral do “Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente” pelo correio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Veja:
Relatório Oficina para Definir a Administração do Currículo
Veja também:
Chegou ao fim em Caracas a oficina de Administração do Currículo do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente
Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente continua dando passos rumo a sua consolidação
Membros do Doutorado Latino-americano em Educação se reúnem em Caracas de 15 a 17 de março
Programa do Doutorado
Projeto ENLACES - Cooperação Acadêmica
Lançamento do Doutorado no México
Dirección de Comunicaciones
Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación
Superior en América Latina y el Caribe (IESALC)



