Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento, da Faculdade de Psicologia da PUCRS (Fapsi), firmou convênio com o Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários (SindBancários) para a realização de pesquisa com profissionais que já foram vítimas de assaltos aos estabelecimentos. As vítimas passarão por avaliação psicológica, com entrevistas e instrumentos padronizados, e atendimento psicológico, por meio do referencial da psicoterapia cognitivo-comportamental.
O atendimento será no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da Faculdade e as sessões de exposição com realidade virtual ocorrerão no Grupo de Realidade Virtual, na Faculdade de Informática.

"Tornaremos a PUCRS uma referência no atendimento a vítimas de trauma psicológico. Nesse projeto, serão oferecidos aos bancários vítimas de violência, atendimento psicológico qualificado e ferramentas terapêuticas inovadoras para esta categoria profissional", explica o coordenador do projeto, o professor da Fapsi Christian Haag Kristensen. Conforme dados do SindBancários, em 2010, já foram 49 ataques no Estado, sendo 22 na Capital e 27 no Interior. Estão incluídos também entre os traumas arrombamentos, tentativas de sequestro, roubos e furtos. Estima-se que os meses de setembro, julho e outubro são os de maior incidência. Mais informações sobre o trabalho podem ser conferidas no site do grupo de pesquisa: www.estressetrauma.org .

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM