Para o segundo semestre está prevista uma especialização em Engenharia e Segurança no Trabalho. Serão realizados, ainda, cursos técnicos e pós-técnicos, que aguardam a liberação do Conselho Estadual de Educação, além de cursos de capacitação e aprimoramento.
Quanto aos cursos de graduação, a expectativa é de que as atividades iniciem no próximo semestre. Inicialmente devem ser oferecidas 55 vagas para Administração, 55 para Ciências Contábeis, 50 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 50 para o curso de Sistemas para Internet.
“A oferta do primeiro vestibular depende agora da aprovação do campus e dos cursos por parte do MEC e do Conselho Nacional de Educação”, revelou o reitor Vilmar Thomé. “Se a visita dos avaliadores ocorrer até agosto, temos condições de realizar o vestibular ainda no segundo semestre”, adianta. No entanto, segundo ele, se isso ocorrer após o mês de agosto, o primeiro vestibular da Unisc em Montenegro acabará sendo realizado no verão.
A obra
A primeira etapa do prédio inaugurado nesta quarta-feira possui 1.171,44 m², divididos em dois pavimentos. No total a obra terá, ao final, cerca de 1,7 mil m². A infraestrutura conta com seis salas de aula, dois laboratórios de informática, biblioteca, lancheria, reprografia, quatro sanitários, área administrativa (secretaria, sala de professores e coordenação dos cursos) e áreas de apoio (depósito, almoxarifado etc.).
Conforme o reitor da Unisc, a inauguração do prédio foi um passo definitivo para a implantação do ensino superior em Montenegro. “Hoje celebramos aqui o futuro, na medida em que resgatamos o desenvolvimento econômico, cultural e social da região por meio da educação”, salientou Thomé. Ele também elogiou o esforço de todos nesta conquista. “É exemplar a mobilização da comunidade e a visão estratégica da gestão pública, assim como os esforços das lideranças da comunidade local que, juntos, abraçaram esta causa”.
O prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira, destacou o caráter social da parceria. Para a construção do prédio, a prefeitura investiu R$ 1,2 milhão, que será devolvido pela Unisc ao município por meio de serviços e bolsas de estudos para estudantes carentes, a exemplo do que foi feito nos demais campi da Instituição.
“Desde nosso primeiro mandato temos batalhado muito para trazer o ensino superior para Montenegro”, destacou Oliveira. “Agora nossos alunos não precisarão mais sair do município para buscar qualificação profissional, sem falar na geração de empregos e de renda que essa iniciativa trará para a nossa região”, avaliou. O prefeito adiantou ainda que a conclusão do acesso ao prédio e do estacionamento será executada em breve.
Assessoria de Imprensa - Unisc