Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFJF CRIA Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estreou nesta segunda-feira, dia 3, sua nova página na internet adotando os novos procedimentos publicados pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO). No entanto, continua seguindo os mesmos critérios e padrão que lhe deu, em 2009, o reconhecimento com uma das páginas mais preparadas para o processo de internacionalização das universidades, sendo acessadas por visitantes de 72 países, em um de total de 38.428 acessos, com média de dois minutos por visita.
Juntamente com o da Universidade Federal de Goiás (UFG), o site da CRI foi um dos escolhidos pela Andifes como padrão a ser seguido por outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.

O reconhecimento aconteceu na evolução do curso de “Gestão de Internacionalização Universitária”, promovido pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O curso, oferecido anualmente pela Andifes para profissionais ligados às assessorias internacionais universitárias, tem por objetivo a discussão de políticas, estratégias e perspectivas para a internacionalização das universidades.

Na ocasião, foi apresentado um trabalho, desenvolvido por nove alunos de diversas universidades do país, cujo foco principal era analisar os sites e os sistemas de bancos de dados dos setores de relações internacionais. O objetivo era propor ferramentas de padronização e, consequentemente, avaliar o acesso a informações. Entre os fatores avaliados estão acessibilidade a informações, visibilidade, páginas de relações internacionais em outros idiomas, editais abertos, programas, manual para estudantes estrangeiros, contatos, formulários, instituições conveniadas e dados turísticos, culturais e geográficos.

De acordo com o relatório estatístico o site da CRI, que é trilíngue, foi acessado de janeiro de 2009 a abril de 2010, por visitantes de 72 países. Os dez países que mais acessaram o site foram, além do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Japão, Suíça, Argentina e Canadá.

De acordo com a coordenadora da CRI, professora Rossana Melo, “o número expressivo de visitas ao site da CRI e a escolha do site como referência no curso da Andifes é um reconhecimento do processo crescente de internacionalização da UFJF e da percepção acadêmica da UFJF no exterior”. “A UFJF encontra-se, definitivamente, no cenário internacional”, afirmou a professora.

Assessoria de Comunicação Cead/UFJF