
Juntamente com o da Universidade Federal de Goiás (UFG), o site da CRI foi um dos escolhidos pela Andifes como padrão a ser seguido por outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.
O reconhecimento aconteceu na evolução do curso de “Gestão de Internacionalização Universitária”, promovido pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O curso, oferecido anualmente pela Andifes para profissionais ligados às assessorias internacionais universitárias, tem por objetivo a discussão de políticas, estratégias e perspectivas para a internacionalização das universidades.
Na ocasião, foi apresentado um trabalho, desenvolvido por nove alunos de diversas universidades do país, cujo foco principal era analisar os sites e os sistemas de bancos de dados dos setores de relações internacionais. O objetivo era propor ferramentas de padronização e, consequentemente, avaliar o acesso a informações. Entre os fatores avaliados estão acessibilidade a informações, visibilidade, páginas de relações internacionais em outros idiomas, editais abertos, programas, manual para estudantes estrangeiros, contatos, formulários, instituições conveniadas e dados turísticos, culturais e geográficos.
De acordo com o relatório estatístico o site da CRI, que é trilíngue, foi acessado de janeiro de 2009 a abril de 2010, por visitantes de 72 países. Os dez países que mais acessaram o site foram, além do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Japão, Suíça, Argentina e Canadá.
De acordo com a coordenadora da CRI, professora Rossana Melo, “o número expressivo de visitas ao site da CRI e a escolha do site como referência no curso da Andifes é um reconhecimento do processo crescente de internacionalização da UFJF e da percepção acadêmica da UFJF no exterior”. “A UFJF encontra-se, definitivamente, no cenário internacional”, afirmou a professora.
Assessoria de Comunicação Cead/UFJF