Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Pela primeira vez, a principal conferência mundial sobre a Web (WWW Conference) será sediada na América do Sul. A decisão foi comunicada por Virgílio Almeida, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, neste final de semana, logo após o término da última edição do evento, a WWW 2010, realizada de 26 a 30 de abril, em Raleigh, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O Brasil apresentou a candidatura da cidade do Rio de Janeiro e venceu em disputa com Vancouver, no Canadá.
Usualmente, a Conferência é aberta por Tim Bernes Lee, criador da internet e conta com a presença dos desenvolvedores iniciais da tecnologia - Vincent Cerf, entre outros. Junto com Daniel Schwabe, da PUC-Rio, Virgílio Almeida foi escolhido general co-chair da WWW 2013. O pesquisador retorna ao país amanhã.

"Esse feito é de grande importância para o país, particularmente para toda a comunidade relacionada ao tema da Internet e Web, pois em todas as conferências WWW participam os principais pensadores e são apresentados papers que mostram pesquisas de ponta e apontam tendências para a área", escreveu em mensagem dirigida e especialistas brasileiros Wagner Diniz, gerente da W3C, do Comitê gestor de Internet do BRasil (CGI.br).

Conforme observou o dirigente, as participações do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, da PUC-Rio e do Ministério das Relações Exteriores, foram "fundamentais para o sucesso da iniciativa".

"A proposta brasileira teve um forte apoio do governo brasileiro e na apresentação contamos inclusive com a participação do Conselheiro de S&T da Embaixada Brasileira em Washington. O diplomata apresentou e leu carta do presidente Lula dando apoio do governo. A conferencia WWW só ocorreu uma única vez no hemisferio Sul, na Austrália", relatou o professor da Virgílio Almeida, ao Portal UFMG.

Lula
"O Brasil, que tem uma das maiores comunidades de usuários da web e um dos maiores mercados de computadores do mundo, tem aproveitado as oportunidades e enfrentado os desafios inerentes à inserção na rede de um país em desenvolvimento, multicultural, de grande extensão e diversidade territorial", escreveu o presidente Lula na carta dirigida a Mary Ellen Zurko, coordenadora da Conferência Internacional WWW.

Entre outros argumentos apresentados a favor da candidatura do Rio de Janeiro, ele ressaltou que o país partilha, "com os participantes da WWW Conference valores como 'padrões abertos' e interoperabilidade de softwares, visando a garantir a existência de uma única Internet, amparada na liberdade e na acessibilidade para seu pleno uso. Esses valores estão nas bases das políticas públicas brasileiras de governo eletrônico e inclusão digital".


Leia aqui a carta do presidente Lula.

Saiba quem integrou o comitê brasileiro que apresentou a candidatura do Rio de Janeiro:

- Everton Lucero, Conselheiro, Embaixada do Brasil em Washington
- Virgílio Almeida, UFMG
- Daniel Schwabe, PUC Rio
- Henrique Faulhaber, Conselheiro, Comitê Gestor da Internet no Brasil
- Carlinhos Cecconi, W3C Brasil
- Reinaldo Ferraz, NIC.br
- Vagner Diniz, W3C Brasil

Assessoria de Imprensa UFMG