Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Gabriel Tarragô Santos, professor do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, foi o vencedor do Concurso Nacional de Literatura “Prêmio Cidade de Belo Horizonte”. Ele concorreu na categoria Poesia – Autor Estreante com a antologia “A Temperatura do Fogo” e, além de receber o prêmio, terá sua obra publicada. O livro foi selecionado entre 195 concorrentes.
O Concurso Nacional de Literatura completa, em 2009, 62 anos de realização, sendo o mais antigo do gênero no país. Uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, o prêmio contribui para o surgimento de novos escritores, além de novas obras de autores consagrados. Nomes como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray e Max Portes foram alguns dos vencedores das edições anteriores.
 
Com o objetivo de reciclar o universo literário, este ano o concurso contemplou três categorias-ensaio: Dramaturgia, “João-de-Barro” (literatura infantil) e Poesia – Autor Estreante. Gabriel Tarragô conquistou o primeiro lugar com o livro de poemas “A Temperatura do Fogo”, na qual, segundo a jurada Conceição Evaristo, transitou desde os filósofos tradicionais até a sabedoria do povo. “Gabriel Tarragô soube conjugar muito bem e trouxe poemas curtos, concisos, diretos, além de fazer experimentações de poesias neo-concretas”, disse a jurada em entrevista ao site da Prefeitura de Belo Horizonte.
 
“Foram 132 poemas selecionados para o ‘A Temperatura do Fogo’, que concorreram com mais de 190 outras obras. Estou feliz com o resultado. Aguardem o lançamento”, comemorou. (JC)
 
Assessoria de imprensa - UMC