Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Produção de Etanol, e suas tecnologiasA Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) continua desenvolvendo ações, atividades e projetos de pesquisas para se aproximar da comunidade regional. Dessa forma, realiza o curso “Produção de Etanol, e suas tecnologias”, que integra o Projeto Realização de cursos seqüenciais ou de extensão tecnológica inovadora.
O objetivo é a capacitação de recursos humanos relacionados à cadeia produtiva de biocombustíveis. Esse projeto de extensão da Unisc obteve recursos via Edital CT Petro-Cnpq 2007.

O curso terá a duração de 30 horas e será realizado nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio. Durante os encontros será explorada a Química e Tecnologia ligada ao etanol, importante produto de amplo espectro de emprego, desde alimentos, solvente, aditivos e particularmente energia. 

Numa abordagem acessível, os pesquisadores Wolmar Alípio Severo Filho e José Luiz Limana, que é diretor proprietário da indústria de equipamentos Limana Poliserviços de Jaguari, levarão aos participantes informações que vão desde o esmagamento da cana-de-açúcar, até a fermentação do caldo e a destilação em escala laboratorial. Também serão abordados muitos outros aspectos e implicações a cerca dessa “molécula”, que alvo de expectativa mundial como alternativa sustentável para substituição gradativa dos combustíveis fósseis, origem do petróleo. 

O curso ocorre na sala 3523 e nos laboratórios de ensino da Unisc, sendo 10 horas na planta piloto da Afubra, importante parceira da Unisc em inúmeros projetos, junto ao parque da Expoagro.

Unisc que vem consolidando sua tradição em extensão, disponibiliza para essa atividade pesquisadores e dois bolsistas de pesquisa (PUIC) e uma bolsista de extensão (PAPEDS). O objetivo é levar à comunidade o conhecimento gerado pela pesquisa para mais de três dezenas de interessados, de diferentes segmentos, como alunos, empreendedores, professores de ensino médio, futuros técnicos para atuação em indústria ou em empreendimentos próprios e até simples curiosos sobre o assunto. “Acreditamos que será uma oportunidade única para muitas pessoas que nunca exercitaram a Química, terem a sua primeira incursão num laboratório. A ciência não é para ser armazenada ou arquivada no acervo da Universidade, ela precisa ser, publicada, demonstrada, reinventada e demonstrada para sociedade”, revela o professor Wolmar Severo.

Assessoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul