Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

No próximo domingo, 1º de junho, a partir das 14 horas, nas dependências do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná –  no Edifício D. Pedro I, será realizado o primeiro vestibular para os cursos de Graduação em Letras – Licenciatura em Libras e de Graduação em Letras – Bacharelado em Libras, na modalidade a distância. 

Ambos os cursos têm a intenção de formar professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais e tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa.

Com a oficialização da Libras, em território nacional, pela Lei 12.436/2002, e a inclusão obrigatória da disciplina em todos os cursos de formação de professores, a partir de 2005, a UFPR cumpre sua função social de ampliar o acesso e a permanência de estudantes surdos no ensino superior, preparando profissionais nessa área.

O curso de Letras – Libras, que até o ano passado funcionava apenas em nove estados, em 2009, passará a ser ofertado em mais oito universidades federais, por meio de convênio com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que coordena o programa de formação. O termo de convênio com a UFPR foi firmado recentemente. Por meio dele, a UFPR será um dos pólos do curso que contará com currículo, certificação e professores da UFSC.

No Paraná, são 133 candidatos concorrendo a 30 vagas no Curso de Licenciatura e 134 candidatos concorrendo a 30 vagas de Bacharelado, o que corresponde a um índice de 4.47 candidatos por vaga. O curso tem duração de quatro anos e funcionará nas dependências do Napne/Prograd – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR, sob a coordenação das Professoras Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes. As aulas acontecerão na modalidade de educação a distância, com encontros presenciais um vez ao mês, aos sábados e domingos.

A prova do vestibular é diferenciada, com um telão projetando imagens e um intérprete sinalizando a linguagem libras para os candidatos. Ao todo estão envolvidos 17 intérpretes. Os próprios fiscais de prova são também intérpretes. Participarão candidatos não apenas do Paraná, mas de vários outros estados.

A expectativa dos organizadores do Concurso é que a Libras seja reconhecida e divulgada na sociedade, ampliando as possibilidades de interação das pessoas surdas que a utilizam como meio principal de comunicação, além da língua portuguesa. Dessa forma, a UFPR contribui para a viabilização do bilingüismo para surdos, proposta que reconhece os surdos brasileiros como uma minoria lingüística e cultural, oportunizando sua inclusão social.

SERVIÇO:

1º Vestibular da UFPR para os cursos de Graduação em Letras – Licenciatura em Libras e de Graduação em Letras – Bacharelado em Libras, na modalidade a distância

Quando – domingo, 1º de junho

Horário – a partir das 14 horas

Local – Ed. D. Pedro I, General Carneiro, 460, complexo da Reitoria

Participantes – 133 candidatos


Contatos para a imprensa podem ser feitos diretamente com as professoras Laura: 9144-4413 e Sueli: 8862-19191.


Assessoria de Comunicação Social da UFPR