A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai ofertar, para o vestibular deste ano, o curso de bacharelado em Engenharia Florestal, inédito no Estado. Serão abertas 50 vagas, para a unidade de Aquidauana, em período integral, com duração de cinco anos. As aulas iniciam em fevereiro de 2009.
Segundo o professor Norton Hayd Rego, presidente da comissão que trabalhou na elaboração do projeto pedagógico do curso, esta graduação está orientada à administração e manejo dos recursos florestais, baseados nos conhecimentos fornecidos pela Ciência Florestal. “O engenheiro florestal maneja e administra as áreas florestais visando à proteção ecológica, obtenção de produtos florestais - madeira, essências, carvão, látex, resinas, caça, frutos, etc.-, recreação e lazer ou, ainda, obtenção de todos esses benefícios simultaneamente”, explica.
As engenharias têm um papel de destaque para a promoção da sustentabilidade. No caso da Florestal, a crescente importância que as florestas assumem no cenário não só da economia, mas especialmente do meio ambiente, cria expectativa na expansão do mercado de trabalho para o profissional que nela se forma. A Engenharia Florestal faz interface com diversas áreas como biologia, botânica, solos, ecologia, política, administração, economia e outras engenharias. Empresas e indústrias florestais, bem como órgãos florestais, ambientais e de fiscalização do governo (união, estados e municípios) são os principais empregadores.
Norton destaca que o curso da UEMS pretende atender aos interesses da sociedade, à organização dos serviços florestais públicos e à identificação das ações e medidas políticas. “Diante das habilidades técnicas orientadas às áreas florestais específicas, deparamos com a necessidade de soluções de problemas de ordem geral referente à definição da cobertura florestal. Para tanto, formaremos um profissional preparado para a manutenção da cobertura vegetal e de sua estrutura, resultando na melhoria da qualidade de vida da população”.
A instituição espera, também, com o curso, implementar a pesquisa nas mais diversas áreas que a Engenharia Florestal atua, promovendo a produção e divulgação de novos conhecimentos à comunidade e propiciando a democratização do acesso ao conhecimento.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na unidade universitária de Aquidauana, pelos telefones (67) 3904-2907/2931.
Assessoria de Comunicação Social / UEMS