O programa é gratuito e oferece 40 vagas no período noturno. A duração é de 18 meses. A grade curricular inclui aulas teóricas e práticas que visam transmitir noções básicas sobre o vidro, diferentes processos de produção, propriedades físicas, técnicas de controle de qualidade e reciclagem – além de apresentar os alunos aos principais equipamentos usados na indústria do setor.
“Esse era um dos carros-chefes do nosso projeto, pois garante a multiplicação de conhecimento na área e também contribui com a indústria vidreira, que é completamente carente de mão de obra qualificada”, disse Ana Candida Martins Rodrigues, coordenadora de Educação e Difusão do CerTEV – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenado pelo professor Edgar Dutra Zanotto.
Além de intermediar os primeiros contatos entre o Centro Paula Souza – autarquia do governo estadual que administra 221 Etecs e 68 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – e a Abividro, a equipe do CerTEV auxiliou na elaboração da grade curricular e na formação dos professores. O trabalho contou com a consultoria do engenheiro Mauro Akerman, que tem longa experiência na indústria vidreira.
“Posteriormente, a Abividro procurou a Nadir Figueiredo. A empresa doou, por meio de um convênio firmado com o Centro Paula Souza, R$ 500 mil para reformar o laboratório já existente na Etec Presidente Vargas e comprou alguns equipamentos, entre eles um forno para fusão de vidro em escala de laboratório”, contou Rodrigues.
O vestibulinho para o primeiro semestre deste ano teve 158 inscritos – um índice de 3,95 candidatos por vaga.
Segundo Rodrigues, o CEPID continuará prestando orientação aos professores e estudantes sempre que necessário.
“Este é um lindo exemplo de união de forças para a realização de um objetivo comum, e também de estreita interação academia-empresa. A união de entidades resultou neste curso inédito, que esperamos se espalhe pelo Brasil. Estaremos sempre por perto para dar nossa contribuição à formação de professores e estudantes, acompanhando o Centro Paula Souza para que ele desenvolva suas habilidades específicas nesse setor”, disse.
Mais informações: www.vidro.ufscar.br e www.certev.ufscar.br.
Agência FAPESP