Imprimir
Cursos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um mestrado na Universidade Feevale. A Instituição será a primeira a oferecer, na Região Sul, o mestrado acadêmico em Virologia. Vinculado à área de Medicina Veterinária da Capes, o curso já se inicia em 2017, e as inscrições para o processo seletivo devem ser abertas até o final deste ano. O objetivo será formar profissionais altamente qualificados, os quais atuarão na produção de conhecimentos na área de Virologia que contribuam para a inovação tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde.
De acordo com o coordenador do mestrado, Fernando Spilki, além de ser inédito na região, há poucos cursos como esse no Brasil, focados especificamente na Virologia em seu sentido mais amplo. “O mestrado atenderá a uma demanda importante da sociedade, dada a quantidade de viroses emergentes que vêm ocorrendo em animais e humanos no Brasil”, explica. Já para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Feevale, João Sganderla Figueiredo, a aprovação de mais um mestrado representa o esforço de uma instituição que se preocupa com a formação integral de seus acadêmicos. “Contamos, agora, com 11 cursos entre mestrados e doutorados, sete deles aprovados nos últimos cinco anos”, comemora.

Voltado para graduados em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia e áreas afins, os projetos desenvolvidos no curso abrangerão estudos desde aspectos básicos da biologia de vírus até o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas e de métodos de prevenção (imunobiológicos) e terapêutica de doenças virais (antivirais) em animais e seres humanos. “Será abordada, ainda, a área de Virologia Ambiental, em que o grupo de pesquisadores da Feevale já vem atuando nos últimos anos”, afirma Spilki, que é doutor em Genética e Biologia Molecular.

Pesquisas

Conforme o professor Spilki, o fio condutor das pesquisas será o conceito de Saúde Única, ou seja, a estreita relação entre vírus que infectam animais e seres humanos, outros seres vivos e sua disseminação e impacto nos ecossistemas. Com área de concentração em Virologia, serão duas as linhas de pesquisa: Diagnóstico em Virologia, que visa determinar a presença e o impacto de vírus em amostras biológicas e ambientais, por meio do uso e do desenvolvimento de metodologias clássicas e avançadas de diagnóstico viral; e Desenvolvimento em Virologia, voltada para a solução de problemas emergentes e para a inovação na busca de novas alternativas terapêuticas e imunobiológicos para o combate de infecções virais em animais e humanos, bem como para a desinfecção e o bloqueio da disseminação de vírus no ambiente.

Infraestrutura

Os laboratórios da Universidade Feevale contam com equipamentos de ponta, os quais dão suporte aos professores e acadêmicos em suas atividades de pesquisa e experimentos. Entre os espaços, estão laboratórios como os de Microbiologia Molecular, Citotoxicidade, Genética e Biologia Molecular, Tecnologias Avançadas em Biotecnologia, Biotério e Laboratório Escola de Biomedicina, por exemplo.

Como fica a pós-graduação stricto sensu na Feevale:
- Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental (mestrado e doutorado)
- Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (mestrado e doutorado)
- Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (mestrado e doutorado)
- Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas
- Mestrado Acadêmico em Virologia NOVO!
- Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais
- Mestrado Profissional em Indústria Criativa
- Mestrado Profissional em Letras

Mais informações

www.feevale.br/virologia