Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fisicaEstão abertas até 08 de maio, as inscrições para a Escola de Física Contemporânea 2015 (EFC), um evento dedicado a alunos do ensino médio, em nível nacional, e que acontece de 12 a 18 de julho, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Os 30 alunos selecionados serão anunciados até o dia 05 de junho.
A Escola, que ocorre anualmente e com a duração de uma semana, visa à completa imersão dos estudantes no mundo da pesquisa, onde terão contato com especialistas e compreenderão a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento e riquezas do Brasil. Além disso, a EFC tem como objetivo destacar o papel do físico no setor industrial, mostrando que o profissional da área da Física não atua apenas no universo acadêmico, tendo igualmente uma ampla opção de trabalho em diversas empresas nacionais e estrangeiras.

A programação da EFC-2015 incluirá aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da USP, que abordarão tópicos de Física Clássica e Física Moderna; palestras sobre temas atuais da Física, bem como visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC/USP. Após uma semana repleta de conhecimento do universo da Física, esses estudantes apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso, em forma de seminários baseados nos moldes dos congressos internacionais.

O Prof. Dr. Fernando Paiva (IFSC/USP) é um dos organizadores da Escola, juntamente com os Profs. Drs. Frederico Borges de Brito, Rodrigo Gonçalves Pereira e Sérgio Ricardo Muniz – todos também do Instituto. Ele diz que, a cada edição, aproximadamente 15% dos participantes da EFC ingressam no IFSC/USP. “Mesmo parecendo pequeno, este número está muito além do que esperávamos devido ao formato de seleção que temos adotado, que prioriza os melhores alunos, independente de seu local de residência”, revela o docente.

O trabalho desenvolvido pela EFC tem provido o ingresso de estudantes nos cursos da USP. Por exemplo, neste ano de 2015, quatro ex-participantes da Escola iniciaram sua graduação no IFSC/USP, enquanto outros dois alunos, que também passaram pela EFC, ingressaram na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).