Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa, Filipe Luís de Vasconcelos Romão, está ministrando o curso de extensão Conflitos e Resolução de Conflitos no Sistema Internacional, na ULBRA Canoas. Os seminários, que iniciaram na noite desta quarta-feira, 04.12, seguem até a tarde de sábado, 07.12. O evento é promovido pelo curso de Ciências Políticas.
Doutor em Relações Internacionais e pesquisador na área de recursos energéticos e relações entre a União Europeia e o MERCOSUL, Romão tem participado de vários congressos internacionais na área da Ciência Política.

Durante o curso, o docente aborda os conceitos de conflito, falando sobre política, relações internacionais, história e guerras. Os participantes também discutem algumas das causas da conflitualidade como política, religião e desigualdade social.

Conflitos antigos e os novos atritos

Um dos tópicos abordados pelo pesquisador, durante o primeiro dia do curso, foi os antigos e os novos conflitos. “As guerras, antigamente, eram entre os Estados, por questões políticas, e isso vem mudando. Atualmente, os conflitos que vemos ocorrem muito mais em função de questões sociais e políticas internas de um país”, destacou.

As palestras estão sendo realizadas na sala 203 do prédio 14, a partir das 19 horas. No sábado, o encontro acontece das 8h às 16h, no mesmo local. Estudantes interessados em participar ainda podem realizar inscrição até esta quinta-feira, 05.12, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no Espaço Extensão e Cultura, no saguão do prédio 6. Mais informações sobre o programa do curso podem ser obtidas no site www.ulbra.br/extensao/cursos-e-eventos.